O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, foi reeleito nesta terça-feira (21/03), por unanimidade, para um mandato de mais quatro anos à frente da instituição. O processo eleitoral foi realizado na Casa do Cooperativismo Goiano, em Goiânia, e também oficializou a eleição dos demais membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da instituição. “Fico muito feliz com o apoio maciço dos dirigentes, que demonstraram a vontade de que continuemos com o trabalho que temos desenvolvido. Esse apoio renova o nosso ânimo para seguirmos trabalhando nos próximos quatro anos à frente da entidade”, ressaltou Luís Alberto.
O dirigente reeleito enfatizou que uma das prioridades da nova gestão é a consolidação da implantação dos núcleos regionais, que fortalecem a capilaridade do cooperativismo em todas as regiões do Estado de Goiás. Além da continuidade dos investimentos em cursos de formação e capacitação. “Queremos focar também na nossa representação institucional, para que a população goiana conheça melhor o cooperativismo”, frisou.
Astrogildo Gonçalves Peixoto, eleito Coordenador do Conselho de Administração da OCB/GO, disse que um dos principais objetivos da nova gestão é continuar prestando serviços às cooperativas e apoiá-las em todas as suas demandas. “Temos equipes altamente treinadas e capacitadas para prestar esses serviços e quem ganha são os cooperados, que são beneficiados com mais qualificação e aumento de renda”, destacou.
O presidente da OCB nacional, Márcio Lopes, que participou por vídeo, elogiou os resultados do Sistema OCB/GO. “Esse trabalho, desenvolvido sob a liderança de Luís Alberto e sob a coordenação do superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Caiado, é admirável. Quero manifestar meu respeito à toda equipe e, principalmente, ao cooperativismo goiano. Destaco essa capacidade de resiliência, de ação concreta que leva esse nosso modelo de negócio a se enraizar cada vez mais em Goiás “, enfatizou.
Indicadores e parcerias
Nos últimos quatro anos o Sistema OCB/GO experimentou forte avanço nos seus principais indicadores. No período de 2019 a 2022, o SESCOOP/GO realizou 131 mil atendimentos de formação profissional e promoção social. A instituição aumentou os investimentos no desenvolvimento direto das cooperativas filiadas, com oferta de cursos, treinamentos, palestras, monitoramento e outras soluções concebidas para fortalecer o desempenho das cooperativas para a gestão e para o mercado. O valor investido na área passou de R$ 6,87 milhões, em 2019, para R$ 18,84 milhões, em 2022, um crescimento de 174%.
O Sistema OCB/GO ampliou parcerias significativas com governos estadual e municipais, que geraram projetos de lei em favor do cooperativismo em vários municípios de Goiás. Além de uma ampla articulação que resultou na aprovação, no ano passado, da nova Lei Estadual do Cooperativismo, pela Assembleia Legislativa de Goiás. Neste período também foi lançado o Programa Coopera Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, para fortalecer o cooperativismo no Estado. Com a Prefeitura de Goiânia, o Sistema OCB/GO fechou parceria para desenvolver cooperativas na capital. Além disso, passou a participar das Entidades do Fórum Empresarial de Goiás, da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-GO.
Nos últimos quatro anos foram criados os Núcleos Regionais Cooperativos, que têm o papel de gerar a descentralização do Sistema OCB/GO, para promover ações que atendam a realidade regional do cooperativismo, integrando e fortalecendo as cooperativas goianas. O presidente Luís Alberto Pereira e sua equipe, por exemplo, visitaram pessoalmente 216 cooperativas goianas, percorrendo mais de 15 mil quilômetros em Goiás. E para oferecer melhores condições para a constituição de um negócio cooperativo, o Sistema OCB/GO criou o Incubacoop Goiás, o programa de incubação de cooperativas, e inaugurou o InovaCoop Goiás, no Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. É um hub de inovação, aberto a empreendedores que queiram transformar ideias em soluções inovadoras.
Responsabilidade social
O cooperativismo goiano tem demonstrado na campanha do Dia de Cooperar que a intercooperação e o interesse pela comunidade são princípios colocados em prática por aqui. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o Dia de Cooperar Goiás promoveu 72 ações em 28 municípios goianos, que impactaram diretamente mais de 47 mil pessoas. Na campanha do Dia C Goiás 2021, 56 cooperativas goianas mobilizaram 1.500 voluntários e arrecadaram 450 toneladas de alimentos, em benefício de 130 mil pessoas em todo o Estado.
Entre 2019 e 2022, o Sistema OCB/GO mobilizou as cooperativas em torno de projetos voltados para a recuperação e preservação do meio ambiente. São exemplos os investimentos na revitalização do Jardim Botânico e na preservação do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia.