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Temporada dos rios Tocantins e Araguaia aquece o setor da moda

Praia de Luiz Alves em São Miguel do Araguaia em Goiás (Crédito: Prefeitura de São Miguel do Araguaia)

Os rios Tocantins, Araguaia, Sono e Garças se transformam no cenário mais disputado do turismo sazonal no Centro-Norte brasileiro. As praias fluviais ganham estrutura, programação cultural e status de destino de férias para milhares de famílias que se espalham entre o Tocantins, Goiás, Mato Grosso e o sul do Pará. Esse fenômeno, além de movimentar o lazer na região, gera impacto direto no polo de moda atacadista da Região da 44, em Goiânia, que já opera em ritmo de alta para atender lojistas que buscam abastecer seus estoques com peças de verão, moda praia, infantil e casual leve.

No centro desse movimento está o Mega Moda — maior complexo de shoppings atacadistas do Brasil — formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda.Com mais de 1300 lojas distribuídas entre os três empreendimentos e cerca de 50 marcas dedicadas exclusivamente à moda praia, o grupo se prepara anualmente para atender o fluxo de lojistas vindos de diversas cidades tocantinenses como Palmas, Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Peixe, Jaú do Tocantins, Caseara e Lagoa da Confusão.

“Temos recebido um número crescente de lojistas do sul do Pará, de cidades como Redenção, Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia. Também observamos aumento significativo de compradores que vêm da faixa de divisa entre Goiás e Mato Grosso, além do interior goiano, especialmente de municípios que integram a rota do Rio Araguaia”, observa Paula Sepulveda, gerente de marketing do Mega Moda.

A temporada de praias, que se estende de meados de junho até o fim de julho, impulsiona as vendas no atacado, especialmente para lojistas que atuam com moda feminina, moda infantil e trajes coordenados para famílias. O Mini Moda, especializado no segmento infantil, registra aumento na procura por peças com proteção UV, sungas, biquínis infantis, estampas de personagens e conjuntos “tal mãe, tal filha”.

“Embora junho ainda concentre a transição das peças de inverno, já notamos uma preparação dos lojistas para atender à demanda crescente das férias de julho. Os conjuntos familiares, com estampas iguais para adultos e crianças, fazem muito sucesso entre os nossos compradores”, aponta Paula Sepulveda.

Negócios

Atualmente, cerca de 30% das excursões que chegam ao complexo vêm da região Norte, com destaque para o Tocantins. Muitos optam por ônibus de excursão e outros pela vinda com carro próprio, mas para ambos já toda a uma infraestrutura pensada com diversos serviços, como: estacionamento coberto com capacidade para vans e ônibus de excursão, elevadores amplos, ambiente totalmente climatizado, guias comerciais que acompanham lojistas durante as compras, praça de alimentação com mais de 20 opções, e o Clube Mega – programa de Fidelidade que permite acumular pontos a cada compra e trocar por prêmios.

“Também temos parcerias com transportadoras e com empresas que operam com vans de carga, garantindo que o lojista despache seu pedido com agilidade e segurança”, explica Paula Sepulveda, gerente de marketing do Mega Moda.

A experiência presencial, segundo a executiva, segue como um diferencial competitivo, mesmo com a expansão das vendas on-line. “A loja física permite ver, tocar, negociar. Aqui eles têm a segurança do contato direto com o fornecedor, além da possibilidade de diversificar seus estoques descobrindo novas marcas”, reforça.

A expectativa para a temporada 2025 é otimista, embasada também pelos investimentos anunciados por Governos estaduais. O Tocantins confirmou aporte de R$ 30 milhões em estrutura, segurança, cultura e turismo para a temporada de praias, beneficiando 47 municípios. Em 2024, as praias fluviais movimentaram R$ 723 milhões, com público superior a 1,2 milhão de pessoas. Goiás, por sua vez, prevê entre R$ 14 e R$ 25 milhões em ações para o Rio Araguaia, com foco em infraestrutura, mobilidade, segurança e crédito para negócios locais, via GoiásFomento.

No Mato Grosso, cidades como Barra do Garças e São Félix do Araguaia seguem como polos turísticos em expansão, com impacto crescente na cadeia atacadista de moda da Região da 44.

Verão 2025

As cores vibrantes seguem em alta (Divulgação)

A aposta para o verão 2025 é uma combinação de conforto, ousadia e nostalgia. Estão em alta os biquínis de cintura alta e asa-delta, maiôs com recortes estratégicos, tops assimétricos, tecidos como crochê e macramê e transparências que imprimem modernidade às saídas de praia. As cores vibrantes — laranja, azul, amarelo — convivem com tons pastel e neon. Estampas tropicais, animal print e florais seguem como preferidas.

“Trabalhamos com marcas para todos os perfis de público: do lojista que busca peças populares e com preço competitivo ao que procura coleções autorais, com valor agregado e diferenciais de estilo. É uma diversidade que nos permite atender desde uma banca de praia em Tocantinópolis até uma boutique à beira-rio em Aruanã”, afirma a gerente de marketing do Mega Moda.

Mas, além da moda praia e infantil, lojistas também aproveitam a viagem para abastecer estoques de jeans, alfaiataria leve, moda fitness, moda balada, lingeries e acessórios, aproveitando o giro econômico da temporada.

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