Ícone do site STG News

Tetris RH traz conceito de Lifelong Learning para gestão de talentos em Goiás

(Divulgação)

Goiânia Empresas (GO) – Se você ainda não conhece o conceito de “Lifelong Learning”, saiba que pode ser traduzido como “aprendizado ao longo da vida”. Mas a prática, difundida na metodologia Foco na Construção do Futuro pela empresa Tetris RH, tem transformado a gestão de talentos em Goiás, e muito mais do que sua tradução ao pé da letra, procura oferecer novos aprendizados, de forma contínua, aos profissionais, com alcance também de benefícios na vida pessoal. O que permite que colaboradores estejam sempre atualizados com novas tecnologias e aptos para atuar em diferentes perspectivas do mercado de trabalho.

Com experiência superior a sete anos de mercado e mais de 70 projetos realizados, a Tetris RH trabalha com seus clientes para que a prática de Lifelong Learning seja cada vez mais adotada no ambiente empresarial. A equipe da empresa tem contribuído para disseminar o conceito, por meio da gestão de talentos, principalmente no cenário de pós-pandemia, em que novas carreiras e habilidades são requeridas a todo tempo, e a retenção de talentos está entre os desafios enfrentados por empresários.

Lifelong Learning é uma forma de aprendizado que teve origem na década de 70, mas nos últimos anos ultrapassou os limites educacionais e tem permeado o meio empresarial. Um dos border members da Tetris RH, Max Schaefer, explica que o método de aprendizagem, geralmente, é voltado para uma imersão voluntária, de forma proativa, com objetivo de adquirir experiências com a valorização da cultura organizacional. Para isso, o conceito de Lifelong Learnig é baseado em quatro princípios: aprendizado em conhecimento, aprendizado em execução, aprendizado em convivência, e aprendizado em forma de ser.

O primeiro pilar – aprender a conhecer – visaria oferecer aos profissionais a oportunidade de ter prazer em desenvolver suas atividades, a partir de um sentimento proativo, voltado para reflexão. Também de despertar o desenvolvimento da autonomia, a curiosidade em exercer diferentes habilidades. Já o segundo pilar – aprender a fazer – contribuiria para colocar os conhecimentos em prática. De ter um objetivo a ser seguido, empenhar-se para demonstrar o seu melhor.

O terceiro pilar – aprender a conviver – estaria mais ligado às questões emocionais e sociais, à forma de se posicionar nos relacionamentos interpessoais, ao estabelecimento de vínculos sociais. O quarto pilar – aprender a ser – apontaria o que o colaborador deseja dentro da empresa, do ponto de vista de sensibilidade, do ponto de vista ético, de iniciativa, como se posiciona, sua capacidade e experiência, e como isso pode se transformar em aprendizado.

“Tudo isso encaixa conceitualmente dentro de um direcionamento estratégico da Tetris RH, de formação da identidade organizacional, visando à construção do futuro empresarial. Temos toda uma linha de serviços que aborda o desenvolvimento com propósito, de fortalecimento dos valores organizacionais, da missão e visão do negócio.  Orientamos que as empresas criem a possibilidade de se conectar com o futuro e tragam os colaborares a reboque dessa situação, com uma base sustentável de formação de desenvolvimento”, afirma Max Schaefer.

Profissionais multidisciplinares

CEO do Grupo Prestacon e também board member da Tetris RH, Stenio Pereira Silva (Divulgação)

O CEO do Grupo Prestacon e também board member da Tetris RH, Stenio Pereira Silva, acredita que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais multidisciplinares. “A pessoa não pode ter só uma aptidão profissional, ela também tem de ter aptidões correlacionadas. Por exemplo, a questão digital está muito forte. A pandemia e o home office aceleram o processo tecnológico, e isso exigiu que as pessoas desenvolvessem capacidades multidisciplinares, de diversas áreas afins. Com isso, o conceito de Lifelong Learnig, que a Tetris RH quer implantar, é de conscientizar as empresas, empresários, que eles precisam, de fato, investir em treinamentos, em estudo continuado, preparação de mão de obra”, ressalta.

De acordo com Stenio Silva, no mercado goiano há escassez de mão de obra em determinadas áreas, e as empresas enfrentam dificuldade em processos seletivos, em encontrar mão de obra mais técnica e qualificada. Para mudar essa situação, ele acredita que o primeiro passo para os empresários seria o investimento no desenvolvimento dos profissionais internos e a criação de um banco de talentos.

“Costumo dizer que se tem algo que o ser humano carrega, que ninguém tira ou toma é o conhecimento. Trabalho muito com nossos colaboradores explicando que eles também têm de investir o tempo e utilizar todas as oportunidades que a empresa oferece em estudo e treinamento. Acredito que não vão desenvolver seu conhecimento, capacidade e técnica somente para aplicar naquela empresa, onde estão trabalhando naquele momento. Levam e aplicam para a vida deles, ninguém toma. O aprendizado, conhecimento é exclusivo da própria pessoa, e as experiências de vida que têm vão aperfeiçoando cada vez mais a técnica e a teoria”, explica o CEO.

A proprietária do Super Verdurão Alvorada, Valéria Prudente Ribeiro, é cliente da Tetris RH, precisou realizar um processo seletivo e afirma que a possibilidade de recomendar os serviços é de 100%. “A Tetris conta com uma equipe qualificada, atenciosa, minuciosa, ética e um profissionalismo excelente. Além disso, também preocupam o bem-estar do cliente. Ainda estamos em fase de adaptação do novo colaborador para falar sobre assertividade, entretanto, eu gostei muito do atendimento”, relata.

Nova marca

A Tetris RH é uma empresa em soluções na gestão de pessoas construindo um ambiente de desenvolvimento organizacional produtivo e moderno, que preza pela inovação nas práticas de mercado. A sua missão é oferecer soluções personalizadas em gestão de pessoas prezando pela excelência e, assim, contribuir com o desenvolvimento de pessoas e organizações para a sociedade.

Recentemente a Tetris RH atualizou sua identidade visual. O símbolo da marca mostra a construção, de peça a peça, formando um mosaico, indicando que é possível sonhar e construir um futuro com a Tetris RH, com respeito, segurança e respeito. O ícone traz essa ideia da construção também por meio da “subida” de degraus. A Tetris RH, entre outros serviços, também atua com o trabalho de “hunter” empresarial, e nos subsistemas de RH, mentoria, coaching, gestão de talentos, performance, pesquisa de clima, aplicação de testes vocacionais e soluções personalizadas de gestão de empresas.

Sair da versão mobile