A área de Tecnologia da Informação (IT) no Brasil está em plena expansão, impulsionada pela transformação digital, pelos negócios online e pela crescente demanda por formas de proteção digital. Segundo o Estudo de Expectativa de Emprego – Q2 2024, desenvolvido pelo ManpowerGroup, a expectativa de contratação em TI no Brasil aumentou 6% desde o último trimestre de 2024. Além disso, a pesquisa revela que 58% das empresas brasileiras de TI estão atualizando suas ferramentas tecnológicas para reter talentos.
De acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI tem potencial para gerar quase 800 mil vagas de trabalho até 2025. A demanda por profissionais de TI nunca foi tão alta e as empresas estão em busca de talentos e a área de suporte técnico é uma das que mais demandam
profissionais qualificados, sendo responsável por 30% das vagas nas empresas. Entretanto, o desafio para o setor de TI no Brasil não está apenas na criação de novos postos de trabalho, mas garantir que estes postos sejam ocupados por profissionais aptos a lidar com a mesma velocidade a que assistimos à transformação tecnológica.
Para Stefany Mendes Souza, coordenador da área de Tecnologia da Informação do Senac GO, o crescimento econômico do estado de Goiás, impulsionado por setores como agronegócio, indústria e serviços, tem gerado uma necessidade crescente por soluções tecnológicas. “A transformação digital acelerada pela pandemia e o avanço da Inteligência Artificial criaram um cenário com alta demanda por profissionais de TI em diversas áreas, tais como: Desenvolvimento de software, Segurança da Informação, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e outros”, afirma.
O mercado de trabalho na área de TI não para de crescer, porém tanto profissionais mais experientes quanto profissionais recém formados têm enfrentado competição e demanda por habilidades técnicas específicas. O segmento de TI do Senac GO conta com uma média de aproximadamente 7.304 alunos por ano e oferta cursos no formato presencial e a distância com o objetivo de formação profissional de qualidade para atender as demandas do mercado de trabalho. “Os alunos contam com aulas práticas, alinhadas às mais variadas metodologias ativas de ensino, com instrutores altamente capacitados e reconhecidos no mercado. As diversas unidades espalhadas por todo o estado de Goiás oferecem uma infraestrutura que conta com equipamentos altamente modernos e tecnológicos. Além de ambientes climatizados, confortáveis e espaçosos”, pontua Stefany.
Saulo Pereira de Araújo da Silva (26), ex-aluno do Senac GO, acredita que hoje também há uma competição no mercado em relação à questão de experiências em programas digitais. “Se uma pessoa tiver um pouquinho de noção e saber usar um determinado programa, ela vai longe. Por exemplo, temos o Canva, que é um programa com algumas limitações, mas se um profissional qualificado consegue trabalhar, mesmo com essas limitações, consegue entregar algo extraordinário. E não estou falando de algo pronto, mas de pegar uma linha ou um fundo branco e começar a criar, como se estivesse fazendo no Photoshop. Então um bom profissional precisa ter a noção completa de carreira profissional e pegar algo ou uma instrução um pouco mais avançada e conseguir aplicar nas básicas e vice e versa. Ter noções de Canva, com Corel, Photoshop, Illustrator, tudo isso para entender melhor o geral, o todo e entregar o melhor”.
O designer sempre foi criativo desde a época da escola. Sempre foi bom em desenhar, ser criativo, ter boas ideias e fazer improvisações. Chegou a desenvolver alguns cartazes para a igreja que frequentava. Começou com o Canva, porque, segundo ele, não tinha condição de investir num bom. Porém, surgiu a oportunidade de fazer o curso de Design Gráfico. “Com o curso eu tive contato com programas como Corel, Photoshop, Illustrator e isso me fez aperfeiçoar a qualidade também no Canva. Eu também tive um posicionamento de crescimento, de fazer escolhas de horários, de responsabilidades para poder iniciar, porque muitas vezes as pessoas não querem se entregar com receio das oportunidades, do tempo, da locomoção, mas é um sacrifício que a gente tem que fazer para poder crescer”, destaca.
Para o profissional, com o curso no Senac ele teve experiências com primeiros socorros, programas como Corel Draw, Illustrator, Photoshop, Dimension, “além de noção social e uma área conversada com pessoas de RH sobre a questão de como é trabalhar em equipe, em empresa, comportamento psicológico, teve apresentações, teve formação de grupo para apresentar trabalhos como se fosse para uma empresa, apresentação pessoal, teve todo o aprofundamento necessário e também elaboração de projetos. Foi uma grade bem extensa, bem recheada. Além disso, o curso explica comandos importantes para seu trabalho, como questão de salvar alguns arquivos, entender o cliente e valor de mercado, a questão da profissionalização mesmo. Porque é preciso entender o custo do seu trabalho, do seu esforço. Porque ser designer, todo mundo pode ser, fazer, todo mundo pode fazer, mas agora ser reconhecido por aquilo é diferente. Então o reconhecimento não é só pela obra, mas também pelo seu próprio reconhecimento”, finaliza.
Aurélia Caterine Silva dos Santos (46) já trabalhou como assistente de eventos, auxiliar administrativo e financeiro, além de secretária, mas buscando novas oportunidades de trabalho decidiu fazer o curso de Analista da Informação no Senac GO. A profissional que no momento está em busca de uma colocação no mercado, busca por meio da qualificação uma renovação no mercado de trabalho. “A cada dia eu aprendo muito, o curso é um verdadeiro leque de informação e aprendizado que me fez enxergar o caminho que quero seguir. Eu quero muito trabalhar com TI e hoje estou aberta às oportunidades. Aprendi muito, aprendo todos os dias, com muita disciplina e constância. O curso no Senac é maravilhoso, com aulas presenciais e práticas todos os dias”, destaca.
Qualificação na área de TI
Com o objetivo de investir em profissionais cada vez mais qualificados, o Senac Goiás está ofertando dois cursos na área de TI. Confira abaixo:
⦁ Design Gráfico com Canva do Básico ao Avançado – O curso aborda competências essenciais para o uso eficaz do Canva, incluindo a criação de uma conta, familiarização com a interface e menus, configuração do ambiente de trabalho, uso dos recursos principais, criação de arquivos para redes sociais, diferenças entre tipos de arquivos (PDF, JPEG, PNG), criação de gifs e vídeos, elaboração de um manual de identidade visual da marca, criação de uma página de internet, design de cartões de visitas e folhetos, e criação de postagens no formato carrossel. Os alunos aprenderão a utilizar o Canva de forma profissional, criativa e adaptada às necessidades específicas de comunicação visual para diferentes plataformas e formatos.
⦁ Business Intelligence com Power bi – O curso aborda competências essenciais em Business Intelligence e Power BI, incluindo conceitos básicos, data warehouse, ETL, OLAP, data mining, big data, instalação e configuração do Power BI, navegação e interface do usuário, tratamento de dados com Power Query, modelagem de dados (relacional e dimensional), funções DAX, criação de relatórios com diversos tipos de gráficos e interação entre visuais. Além disso, os alunos aprenderão sobre compartilhamento de relatórios, uso do Power BI Service e atualização automática em plataformas, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em ambientes profissionais de análise de dados e tomada de decisões estratégicas.
Interessados podem acessar o site https://www.go.senac.br/ ou obter mais informações pelo telefone (62) 3219-5180.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi