Os proprietários de veículos registrados no Tocantins têm até esta segunda-feira (15) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 e evitar multas e juros.
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) alerta que a quitação é obrigatória e necessária para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). Quem não quitar o IPVA até o prazo final cometerá uma infração gravíssima de trânsito.
As consequências do não pagamento incluem a aplicação de sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a regularização.
Há ainda a previsão de uma multa administrativa de R$ 36,86, aplicada sobre o imposto a partir do dia seguinte ao vencimento.
Como pagar o imposto
Para quitar o imposto, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz e informar placa, Renavam e CPF ou CNPJ do proprietário. A guia é emitida com código de barras e QR Code, permitindo pagamento em diversos canais.
Outra opção é pagar pelo aplicativo ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, seguindo o caminho:
Menu → Pagamentos → Impostos e taxas → Débitos de veículos → Tocantins →
IPVA, informando Renavam e placa..
O atraso também dificulta o processo de compra e venda e pode levar o contribuinte a ter o nome inscrito na dívida ativa, o que pode atrapalhar a aprovação de empréstimos.
___
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica
