A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) chega à edição 2025 com uma programação direcionada para “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”. De 4 a 6 de setembro, serão realizadas, no Centro de Convenções de Goiânia, exposições, palestras com formadores de opinião renomados, painéis, apresentações culturais e rodadas de negócios.
Promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Faciest, o evento é reconhecido como o maior do Brasil no segmento de comércio exterior. “A Ficomex tem um importante alcance internacional e o mundo olha muito para a sustentabilidade e a transformação digital dos negócios, por isso o objetivo é fazer com que as empresas sejam mais saudáveis, em todos os sentidos”, ressalta Rubens Fileti, presidente da Acieg.
O tema desta edição passa de forma transversal pelos três pilares da Feira: educação (desenvolvimento de competências para preparar profissionais e empresas para os desafios do comércio internacional), negócios (oportunidades que conectam empresas a soluções e práticas alinhadas ao mercado global) e políticas públicas (diálogo e construção de políticas que incentivam o ambiente de negócios).
Atividades
A abertura oficial da Ficomex 2025 será às 14 horas do dia 4 de setembro, com a presença de autoridades, incluindo representantes de governos estaduais e municipais e do setor produtivo. Ao longo de três dias, um dos principais espaços do evento, a Arena 180º, vai concentrar palestras com formadores de opinião e especialistas renomados de segmentos como agronegócio, finanças, tecnologia, comunicação e vendas.
“Preparamos uma programação dinâmica, com painéis acontecendo simultaneamente na Arena, sempre em pares, para garantir uma experiência imersiva e integrada aos visitantes. Vamos abordar desde os primeiros passos para exportação até cases de sucesso, passando por temas estratégicos, como inovação”, comenta a vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Anna Bastos.
Internacionalização
No Espaço Global, embaixadas, câmaras de comércio exterior e governos municipais, estaduais e federal têm a oportunidade de apresentar seus potenciais de negócios, investimentos e internacionalização. Rodadas de negócios também serão realizadas ao longo do evento. A programação – ainda sujeita a alterações – pode ser conferida no site.
Sobre a Ficomex
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela Acieg em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Porto de Suape e Sistema OCB/GO e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.
Sobre a Acieg
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), fundada em 1937, é uma das principais entidades de defesa e fomento ao setor produtivo goiano. Composta por representantes de empresas dos mais diversos setores, a Acieg oferece suporte, capacitação e serviços exclusivos para seus associados. Além disso, a instituição atua como ponte entre o poder público e o setor produtivo goiano. Atualmente, a associação é presidida por Rubens Fileti.
SERVIÇO: Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições
A Ficomex 2025 tem o patrocínio de Wav Bank, Sistema OCB Goiás e Porto de Suape.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi