Por Diego Dias Gonçalves
A recente divulgação dos indicadores de volume de serviços para Goiás até setembro de 2023 oferece uma visão detalhada das tendências econômicas na região. Observamos um crescimento significativo em setores específicos, com destaque para os “Serviços de informação e comunicação” e “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio”, ambos com um aumento acumulado de 11,2% até setembro.
O aumento notável no setor de “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” pode ser atribuído, em parte, ao crescimento da procura no transporte de passageiros rodoviários, impulsionado especialmente pelo feriado, e ao aumento do transporte de cargas. Este último aspecto está relacionado às promoções de incentivo ao consumo que ocorreram em novembro, período em que as empresas se preparam para a Black Friday. Durante este mês, o consumo tende a aumentar significativamente devido às promoções e à liberação do décimo terceiro salário, o que exige um reforço nos estoques por parte das empresas, aumentando assim a demanda por serviços de transporte e logística.
Em contrapartida, os “Serviços prestados às famílias” apresentaram um crescimento mais modesto de 0,2%, enquanto os “Serviços profissionais, administrativos e complementares” registaram uma variação negativa de 1,4%. Estes números refletem uma recuperação gradual e desafios específicos desses setores, respectivamente.
É fundamental observar que essas variações ocorrem no contexto de um aumento geral de 7,5% para o setor de serviços em Goiás, indicando uma tendência de crescimento na economia regional. No entanto, as diferenças marcantes entre os setores sublinham a necessidade de abordagens estratégicas diferenciadas e adaptadas às características únicas de cada área de serviço.
Diego Dias Gonçalves
Economista, Cofundador e Sócio da Four Finances, Cofundador e Conselheiro da E³ Capital e Graduado em Ciências Econômicas pela PUC Goiás.