A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá ofertar 4.459 vagas para novos ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que divulga as notas dos participantes nesta segunda-feira (13/1). As inscrições para o SiSU serão realizadas de 17 a 21 de janeiro, momento em que os interessados em estudar na UFG poderão se inscrever para a seleção em um dos 99 cursos de graduação da Universidade que utilizam o sistema como forma de ingresso. Todas as informações sobre o SiSU na UFG são sempre disponibilizadas pelo site sisu.ufg.br.
O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, destaca que este é um momento de grande mobilização da Universidade, que tem a oferta de um Ensino de qualidade como uma prioridade de sua atuação. “Trabalhamos com afinco e de maneira colaborativa com as diferentes áreas da UFG para receber esses novos estudantes e oferecer todas as condições necessárias para que aproveitem ao máximo as possibilidades de conhecimento oferecidas pela Universidade. A Prograd e demais pró-reitorias atuam desde o ingresso desses estudantes, perpassando por ações de permanência, oportunidades de estágio, de pesquisa, de realização de extensão, arte, cultura, até a diplomação”, pontuou.
Neste ano haverá uma alteração quanto a forma de ingresso de candidatos classificados fora da chamada regular. Destacando que são pensadas maneiras de preencher o máximo possível as vagas ofertadas anualmente pela UFG, Israel Trindade explica que neste ano, os candidatos que não forem selecionados pela Chamada Regular do SiSU, que será divulgada dia 26 de janeiro, poderão realizar a manifestação de interesse nas chamadas subsequentes e, a partir dessa listagem, a Universidade irá disponibilizar uma lista de espera. “A ideia é que os candidatos elencados neste cadastro de reserva venham preencher as eventuais vagas não preenchidas pela Chamada Regular. Nosso objetivo é sempre ocupar todas as vagas disponibilizadas pela UFG”, destacou
O que é SiSU?
Desde 2024 a UFG adota o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como uma das formas de seleção de novos estudantes. O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi