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Valor percebido

Quantos de nós já nos perguntamos por que um determinado produto custa tão caro enquanto outro similar, as vezes fabricado com as mesmas matérias primas, qualidade e dedicação, custa metade ou menos da metade do preço?

O que faz com que o produto e sua marca naveguem neste lindo mar azul, onde não se tem muitas ondas e que no máximo, tem que driblar uma marolinha é o valor que o cliente percebe em sua marca ou produto, o valor percebido.

Valor percebido é o que o consumidor enxerga agregado àquele produto ou marca além do seus custos de fabricação, venda ou revenda, é o valor que está nas entrelinhas, que vai além do que realmente o produto vale, tirando ele do desconforto de quaisquer commodities, deixando-o livre para praticar seu preço.

Isso vai além do que uma simples propaganda bem feita, uma campanha com famosos avalizando seu produto, brindes agregados, descontos e promoções.

É uma engenharia que constrói tijolo a tijolo a marca baseada em conceito, posicionamento, valores e crenças alinhadas de forma real, não para colocar em quadros ou para a concorrência ver, mas sim porque acreditam que aquele é o caminho e não desviam dele por nada.

Muito suor, fracassos e vontade de desistir com certeza farão parte de tudo isso, mas depois, ah, depois, os frutos serão lindos e únicos na cabeça do seu cliente.

Quem já viu uma promoção da Montblanc; Louis Voitton; Louboitin; Valentino; Ferrari; Rolex; Bulgari e tantas outras marcas que estão no topo do Olimpo? Não porque não precisam vender, mas porque não precisam fomentar ações relacionadas a seus preços para que a venda ocorra.

O que os torna desejo de consumo de muitos, não é o como foi fabricado, com qual produto foi fabricado, mas sim a imagem que aquele produto ou marca agrega para quem o usa.

Quando você compra uma caneta Montblanc, você não quer uma caneta, você quer um estilo de escrita, quando você compra um vestido Valentino, você não quer um vestido, você quer uma versão melhor de si mesmo.

Quando você paga até R$ 4.000.000,00 em uma Ferrari, você não quer um carro, carro tem vários, mais baratos e confortáveis. Quando você paga até R$ 84.000,00 em um vestido Valentino, você não quer apenas se vestir bem.

As empresas, sejam de qual segmento forem, devem entender isso, entender que o consumidor não compra o produto, ele compra a experiência, o valor que o produto ou marca agrega a ele, o conceito que aquele produto passa para os outros.

Entendendo isso e construindo sua marca desta forma, quem sabe você não começa a navegar no mar azul também.


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