De um futuro distante a uma realidade de ascensão. Em um cenário que revela crescimento de 47% na venda de carros eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil no primeiro semestre de 2022, a ampliação de rotas de mobilidade elétrica é uma necessidade. Isto porque, para acompanhar o comportamento do consumidor, o avanço do segmento ainda esbarra na infraestrutura.
Até setembro, Goiás registrou o emplacamento de 453 veículos eletrificados, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Atenta ao mercado e pioneira no Centro-Oeste, a YellotMob já começou a atuar no estado, com a instalação de estações de carregamento em locais estratégicos. Outra frente de atuação envolve parcerias para ampliar a rede de eletromobilidade para importantes rotas turísticas e econômicas.
Hoje, para viajar com um carro elétrico, é preciso planejar sistematicamente a rota, uma vez que a autonomia média desses carros é de cerca de 300 quilômetros. Em Goiás, existem 27 estações públicas de carregamento, das quais 19 na capital, duas delas da YellotMob em parceria com o Empório Prime e a City Soluções Urbanas. “A instalação de pontos de carregamento é importante para passar mais segurança aos usuários e ajudar a difundir a mobilidade elétrica”, avalia o CEO da YellotMob, Marcus Tabosa.
A meta da empresa é instalar 40 estações de carregamento em Goiás até o primeiro trimestre de 2023, em cidades como Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Caldas Novas, Pirenópolis e Valparaíso de Goiás. Brasília também está na lista, com planos para em breve expandir os pontos para eixos de viagem interestaduais, entre Minas Gerais e São Paulo. “Nosso foco está nos principais atrativos turísticos, além de shoppings, restaurantes, pontos de conveniências, postos de combustíveis e redes de estacionamentos. Estamos fazendo um estudo de geolocalidade para ter assertividade e proporcionar aos proprietários de veículos elétricos maior autonomia de deslocamento, comodidade e conforto durante suas atividades do dia a dia”, explica Tabosa.
Preparada para firmar parcerias estratégicas, além de beneficiar diretamente os usuários de carros elétricos, a empresa atua também no fortalecimento do relacionamento entre proprietários de estações de recarga com os donos de veículos que demandam esse serviço. “As necessidades desse mercado começam pela disponibilidade dos carregadores pelo Brasil todo e vão até a comodidade de ter uma tecnologia por meio da qual seja possível acompanhar na palma da sua mão tudo relacionado a esse carregamento, como tempo e o status de recarga de veículos, agendamento de uso das estações, pagamento pelo aplicativo e até mesmo localizar quais são os pontos de abastecimento mais próximos à localização. Uma solução única, desde a engenharia até a tecnologia”, ressalta Tabosa.
Economia e meio ambiente
O setor de transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 e com um único veículo elétrico é possível evitar a emissão de 1,5 toneladas de CO2. Além disso, a economia é certa, apesar do seu custo mais elevado. Em um cálculo médio, considerando a quantidade de energia necessária de um dos modelos mais vendidos, o Nissan Leaf (autonomia de 272km), multiplicada pela tarifa de energia em baixa tensão (0,92 R$/kWh), o preço de abastecimento é de R$37. Para se ter uma noção, encher um tanque de 45 litros com a gasolina a R$5 custa R$225, quase sete vezes mais.
Sobre a YellotMob
Pioneira no Centro-Oeste, a YellotMob é uma startup goiana voltada a soluções de mobilidade elétrica. Originada a partir da Yellot, empresa do segmento de energia solar no mercado desde 2016, ela chega para atender a demanda de uma área em crescimento. À medida que a venda de veículos elétricos aumenta, há a necessidade de infraestrutura necessária para receber essa nova demanda. E a YellotMob atua diretamente neste segmento, criando tecnologia, redes e conexões que ampliem as rotas de veículos elétricos e que proporcionem para esse mercado a infraestrutura necessária para expansão da mobilidade elétrica e melhor experiência do cliente.