Por Fábio Silva
O artigo não tem a pretensão de colocar administração e gestão em choque, e sim esclarecer a importância delas no ambiente empresarial. Ambas são fundamentais para o sucesso e desenvolvimento de uma organização, sem a qual empreendimentos de sucesso não seria possível.
O processo de administração de empresas engloba o planejamento, organização, direção e controle das atividades de uma organização, visando atingir seus objetivos. Ela abrange áreas como finanças, marketing, recursos humanos e operações, buscando otimizar recursos, tomar decisões estratégicas e garantir o bom funcionamento da empresa. Ela é a responsável por promover o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
As áreas administrativas de uma empresa são:
Financeiro
As finanças têm o papel de avaliar as decisões tomadas em se tratando do patrimônio de uma empresa, fazer a supervisão das atividades e dar o direcionamento específico dentro de uma companhia onde o foco é o cuidado do capital empresarial, tanto para investimentos quanto aplicações exatas.
Marketing
É a área responsável por planejar e executar estratégias de marketing para promover produtos, serviços ou a própria empresa no mercado e, principalmente, auxiliar nos processos de vendas.
Recursos humanos
É o capital intelectual de uma organização, composto pelas pessoas que fazem parte dela, é o seu ativo imaterial que, quando bem administrado e extraindo as habilidades e experiências contribuem de forma significativa nos produtos e serviços de uma organização gerando valor para o empreendimento.
Operações
São, basicamente, as atividades desenvolvidas pela empresa em diferentes setores que, ao final, contribuem para o funcionamento segundo a visão de negócios. Com isso, as operações são, analogamente, as funções vitais de uma empresa. Elas são a razão da existência das empresas.
Dito isso, vamos tratar um pouco de gestão enquanto a administração é quem controla a organização e decide sobre questões estratégicas de longo prazo, a gestão é que sustenta essas decisões. E, dessa forma, move as engrenagens da empresa, garantindo a eficiência de todos os processos. A gestão tem um conceito mais abrangente, ela enxerga o negócio de um ponto de vista macro, trata de um conceito mais abrangente.
E voltando ao assunto administração, ou nem saindo, pois ambos estão entrelaçados dentro de qualquer negócio ou organização. Quero tratar aqui de um departamento da administração que quando visto pelo ponto de vista da gestão pode trazer bons resultados para as empresas.
O assunto é o marketing, que em alguns casos tem um departamento para tal e o mesmo não conversa com o departamento de vendas que é o sangue que corre na veia de qualquer empresa ou negócio, pois sem vendas nenhuma empresa se sustenta, o sangue que bombeia os negócios precisa correr pelas veias e estar entremeado entre esses departamentos.
O marketing quando alinhado com o comercial de uma empresa pode trazer enormes benefícios, cito somente alguns abaixo para que gestores e administradores tenham o exato entendimento, que é pré-requisito para o sucesso um do outro.
Aumento da visibilidade e reconhecimento da marca: O marketing empresarial permite que a empresa seja mais conhecida pelos consumidores. Isso pode levar a um aumento da confiança e lealdade dos clientes, bem como atrair novos clientes.
Melhoria do relacionamento com os clientes: O marketing empresarial envolve a análise das necessidades e preferências dos clientes, isso possibilita um relacionamento mais próximo com os consumidores, aumentando a satisfação e fidelidade.
Otimização dos recursos e resultados: Ao utilizar estratégias de marketing adequadas, a empresa pode direcionar seus esforços e recursos de forma mais eficiente. Isso pode resultar em um aumento nas vendas, na geração de leads qualificados, com melhor retorno sobre o investimento feito em ações de marketing.
Que tal pensar o seu negócio como gestor empresarial de forma mais abrangente? O bom gestor conhece com profundidade a empresa, sabe quais são os seus objetivos e o que precisa ser feito para o sucesso do negócio. Se o seu negócio está precisando de um braço de marketing, marque uma conversa com nosso time!
Fábio Silva
Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação
Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.
Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.