Ícone do site STG News

Volta às aulas: como aliar tecnologia com a rotina de estudos

Divulgação

A sala de aula não ficou imune à invasão tecnológica no universo dos jovens. Na volta às aulas, aplicativos, séries e jogos viraram instrumentos para ampliar o saber e estimular novas formas de estudo. Para estudantes cada vez mais antenados, é essencial contar com equipamentos adequados para otimizar o aprendizado.

Dispositivos eletrônicos móveis, como tablets, notebooks e smartphones, têm funções diferentes quando o assunto é educação. Uma pesquisa realizada pela startup MindMiners, encomendada pela Samsung, mostrou que existem cinco pontos principais que são levados em consideração na hora de comprar um dispositivo móvel para fins de estudos, são eles: desempenho do processador, duração de bateria, memória interna, memória RAM e qualidade do produto em relação ao seu custo-benefício.

Entre os dispositivos das categorias de tablets, notebooks e smartphones, a pesquisa mostrou que 55% das pessoas usam os tablets para a rotina de estudos, enquanto 49% preferem os notebooks. O levantamento entrevistou 300 pessoas para entender a motivação dos consumidores brasileiros ao adquirir novos produtos para estudar. E para ajudar pais e estudantes na hora de turbinar o cantinho de estudo, Daniel Gulliver, gerente na unidade do Grupo Fujioka, separou algumas dicas.

Ergonomia e conforto

Passar horas sentado e manter o foco não é só uma questão de foco, é também uma questão de conforto. A cadeira é um acessório indispensável e quanto mais agradável for, melhor será a qualidade do tempo de estudo. “Sempre recomendamos a escolha de boas cadeiras para proporcionar maior conforto durante as longas horas de estudo”, explica Daniel Gulliver, gerente na unidade do Grupo Fujioka. Hoje, há uma tendência pela escolha das cadeiras de gamers, que são conhecidas por possuírem encosto alto e almofadas adaptáveis. Elas são ajustáveis em altura, permitindo que a pessoa encontre a posição mais adequada para estudar por longos períodos sem qualquer desconforto.

Computadores e tablets

Muito importantes, os computadores e tablets são muito úteis na vida do estudante, porém os eletrônicos precisam ter uma configuração adequada às necessidades do aluno. “Ter um equipamento compatível facilita o acesso aos programas e aplicativos utilizados em sala de aula. Que possa realizar pesquisas rápidas e a elaboração de trabalhos acadêmicos”, afirma Gulliver.

Além disso, os tablets se tornaram excelentes aliados na rotina de estudos, especialmente para a leitura de ebooks. A praticidade no manuseio e a capacidade de armazenar uma variedade de materiais em um único dispositivo são vantagens indiscutíveis. De acordo com Gullivier, os equipamentos são um dos produtos mais procurados no período de volta às aulas, principalmente por estudantes de pré-vestibular e faculdade. Essa popularidade se deve à praticidade e mobilidade que os tablets oferecem.

Alguns modelos de tablets oferecem recursos como canetas stylus, que permitem fazer anotações diretamente nos arquivos digitais. Telas grandes e configurações similares a de computadores, que proporcionam uma experiência parecida à de um livro físico e facilitam a produção de trabalhos acadêmicos.

Acessórios essenciais para turbinar às aulas on-line

As aulas on-line são uma realidade e por isso alguns acessórios, também, são muito úteis para garantir que nada possa atrapalhar o aprendizado. Para começar, ter um roteador com qualidade de internet rápida é indispensável para uma experiência mais agradável e eficiente. Com alta frequência e com longas distâncias, permitem uma melhor conexão com os professores e facilitam a participação nas videochamadas, evitando problemas de visualização durante as aulas on-line.

Com a escolha correta de bons itens tecnológicos, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar o aprendizado, tornando a rotina de estudos mais eficiente e confortável.

Confira no site a unidade mais perto de você: www.fujioka.com.br

Sair da versão mobile