A Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Serpro e o Sebrae, promoverão uma Missão de Internacionalização para startups brasileiras que tenham interesse no mercado europeu. A missão desembarca em Portugal, no mês de novembro, para atuar no Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo.
O perfil prioritário das startups para compor a missão são empresas de base tecnológica com soluções escaláveis – e potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. Cerca de 25% das vagas serão destinadas a startups sediadas nas regiões Norte e Nordeste. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço https://programas.sebraestartups.com.br/in/websummit2023.
A missão será composta por até 80 empresas brasileiras que cumprirem os requisitos do Programa de Startups do Web Summit. Após aprovação e seleção, as startups passam por um período de mentoria pré-evento para aceleração com o time de técnicos do Serpro, Sebrae, Apex-Brasil e outros parceiros.
A estatal de tecnologia do governo federal participa pela segunda vez da Missão de Internacionalização no Web Summit. De acordo com Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing, para o Serpro, atuar em sinergia com a Apex-Brasil favorece o posicionamento do Brasil como uma referência em Governo Digital.
“O Serpro é a maior empresa pública de tecnologia do mundo e acumula cases de transformação digital com volumetrias impressionantes e soluções inovadoras, como a declaração do Imposto de Renda, o Gov.br, a Carteira Digital de Trânsito, entre outros. É importante compartilharmos nossas experiências, desafios e conquistas porque traz pontos positivos para a imagem do país. Além disso, neste ano, o evento discutirá diversidade e equidade dentro do mercado de inovação e startups e, o Serpro, reforça seu papel de parceiro do governo no desafio da inclusão das pessoas no universo da tecnologia, diminuindo a desigualdade digital no país”, acrescenta Loyanne.
Mentoria de negócios
Todas as 80 startups selecionadas para representar o Brasil no evento receberão mentoria do Serpro e da Apex sobre desafios e inovação, além de uma preparação para conversar com os investidores internacionais e realizar negócios durante a conferência. “O objetivo da nossa parceria com a Apex é elevar as empresas brasileiras a esse novo patamar que é a internacionalização. No ano passado, o Serpro realizou mentoria para mais de 50 startups e seis delas receberam investimentos internacionais para continuar suas operações e ampliar seu mercado”, destaca Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional do Serpro.
Encontro de líderes
No dia da abertura da conferência, em novembro, será realizado um encontro de líderes e, na ocasião, a alta gestão do Serpro estará reunida com gestores das grandes empresas globais para conversar sobre desafios e próximos passos de inovação na tecnologia e sua aplicação na sociedade. No ano passado, essa prévia da Web Summit contou com a presença do CEO da Shell, diretores da Apple, do Facebook, Microsoft e outras bigtechs.
“Para que o país continue configurando bem no ranking de governo digital, nós temos que seguir sendo inovadores e dinâmicos. E é pra isso que estaremos nesse evento, em contato com o que há de mais novo, verificando as tendências tecnológicas e conhecendo as experiências de sucesso do outro lado do Atlântico. Mais uma vez, o Serpro estará junto aos líderes no mercado de inovação para discutir a transformação digital no mundo com soluções de portal único, identidade digital e serviços online ao cidadão. No ano passado pudemos verificar que estamos muito à frente de outros grandes países que só agora estão enfrentando desafios que já superamos há alguns anos atrás. Em 2023, continuamos trilhando neste caminho”, completa Rafael Ferreira.