Goiânia Empresas (GO) – Reconhecido pela revista Drinks International como o drink mais consumido no mundo em 2021, o clássico italiano Negroni alcança uma celebração a nível global. Trata-se do Negroni Week, festival que acontece, atualmente, em mais de 190 países como forma de celebrar a paixão pela bebida e estimular seus amantes a conhecerem novas criações autorais.
No Brasil, o evento acontece entre 12 e 18 de setembro, em mais de 90 bares que oferecem, além da versão clássica do drink, outras criações do coquetel. Na região Centro-Oeste, o Zimbro Cocktails & Co, situado no Setor Marista, em Goiânia, é o único estabelecimento participante. No local, os clientes têm a oportunidade de apreciar a receita clássica e conhecer, ainda, uma carta especial com nada menos que 12 variações de Negroni.
Mixologista e proprietário do Zimbro, Benício Calaça desenvolveu, especialmente para essa edição do evento, uma releitura com toque de banana, vinho do Porto branco e jerez fino. O nome do coquetel homenageia um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos: “Yes, Nós Temos Banana”, que pode ser interpretado como um símbolo da economia atual e, principalmente, das características do povo brasileiro.
Composta em 1938 por Braguinha e Alberto Ribeiro, a marchinha foi uma crítica bem-humorada à arrogância dos americanos que chamam os países da América Latina de “banana republics”. A letra afirmava que possuíamos não somente bananas, mas uma série de outros produtos agrícolas exportados para o mundo todo. A essência do orgulho de ser brasileiro, a força do trabalho e a vocação de um país que busca ocupar um lugar importante no cenário econômico e político mundial, entretanto, continuam com a mesma intensidade.
Em 2022, o Negroni Week apoia o movimento Slow Food, que promove um mundo em que todos possam desfrutar de alimentos e bebidas que são bons para eles, bons para as pessoas que os produzem e, ainda, bons para o planeta.
O drink
Receita clássica italiana, composta por Campari, gin e vermute, acompanhado de uma grande pedra de gelo e uma rodela de laranja, o Negroni possui uma história antiga. Foi por volta de 1919, em Florença, que o conde Camillo Negroni pensou em pedir um coquetel Americano (Campari, vermute doce e água gaseificada), mas decidiu que era hora de mudar. Ele solicitou um toque de gin ao invés de água com gás, inspirado por sua última viagem a Londres e sua cena de gin predominante.
O bartender atendeu ao pedido do conde e acrescentou um enfeite de laranja ao invés da tradicional rodela de limão do Americano para indicar a nova bebida que ele havia criado. Em Florença, a inovação do conde ficou conhecida como o “Americano do conde Negroni”, ou o “Americano com um toque de gin”, mas o que quer que fosse chamado na época, o Negroni nasceu e hoje é um dos mais famosos coquetéis clássicos contemporâneos, presente em cartas de bares mundo afora, com variações e releituras diversas, conquistando, inclusive, segundo a revista Drinks International, referência no segmento de bebidas, o título de drink mais consumido no mundo em 2021.
SERVIÇO: Negroni Week no Zimbro Cocktails & Co.
Quando: de 12 a 18 de setembro de 2022
Instagram: @zimbrobar
Informações e reservas: (62) 98521-1997.
Endereço: Alameda Ricardo Paranhos com Rua 1128, Setor Marista. Goiânia-GO.