• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

10 fatores que impactam a reputação das empresas, de acordo com a Serasa Experian

A reputação envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor

STG News Redação por STG News Redação
4 de agosto de 2023
em Negócios
0
10 fatores que impactam a reputação das empresas, de acordo com a Serasa Experian

Freepik

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Em um cenário cada vez mais acirrado entre empresas, a reputação de uma companhia se mostra como um dos principais diferenciais para sair na frente e conquistar clientes. Independentemente do porte do empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ter uma boa imagem é fundamental para construir confiança junto aos consumidores, parceiros e investidores. A reputação vai muito além do que se diz sobre um negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor.

A Serasa Experian identificou 10 fatores que impactam a reputação das empresas e, consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo também pode ser conferido na playlist Bora Empreender no YouTube. Confira:

1)  Endividamento: o endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o investimento financeiro é a base para a construção das empresas. Portanto, o caminho é sanar as dívidas para ter mais recursos para realizar os investimentos necessários e fazer a atividade acontecer;

2)  Fraude: fraude é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de uma empresa que foi cuidadosamente construída. Por isso é tão importante criar acessos que acabem com o risco de fraude dos negócios, garantindo que a empresa esteja 100% protegida. Lembrem-se também de que segurança e privacidade de dados, tanto de titulares quanto do negócio são questões fundamentais para a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa assegurar que as empresas coletem, armazenem e processem dados pessoais de forma transparente e responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é crucial implementar medidas robustas de segurança da informação;

3)  Score CNPJ: o Score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de negócios e atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e menos arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros comerciais;

4)  Quantidade de Consultas de Crédito: outro fator importante é não ter muitas consultas no score, já que isso pode impactar a sua pontuação e, como falamos no item acima, o score é fundamental para a sua boa reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do Seu Negócio” da Serasa Experian, envia notificações quando acontecem essas buscas para alertar os empreendedores; 

5)  Imagem dos Sócios: uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a imagem dos empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e seguir uma prática de mercado que é separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e não prejudica os negócios;

6)  Comunicação: uma boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e profissional são fatores primordiais para fazer com que a empresa se conecte com o mercado e com os seus potenciais clientes. Tenha canais sólidos e mostre tudo o que você está fazendo para garantir a boa saúde da sua empresa;

7)  Transparência: a transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma empresa. Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são feitos os processos internos, por exemplo, você permite que seus clientes e investidores estejam mais próximos do seu dia a dia;

8) Ética: A ética nos negócios é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes claras aos colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de padrões legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de integridade em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a confiança dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer negócios com a empresa. Além disso, ter documentação e registros de treinamentos relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas pode ser crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a empresa estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de adversidades. Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos, abrangendo questões financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo do compromisso da empresa em agir de forma ética e responsável;

9)  ESG: as práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os pequenos e médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está associada à como sua empresa atua e se relaciona com os aspectos sociais, ambientais e de governança. É importante entender que o negócio possui responsabilidades que vão desde a sociedade até os funcionários, fornecedores e, claro, o meio ambiente. Além disso, você não pode esquecer que a importância do ESG com a Sustentabilidade transcende a mera adoção de práticas ambientalmente responsáveis. É uma abordagem que visa compreender profundamente toda a cadeia produtiva, com um olhar holístico e criterioso. A análise minuciosa do processo produtivo, a origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e sustentável dado às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e a implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade, são fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações éticas e ambientais.

10)  Digitalização: um negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais básico para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da Serasa Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam o processo de digitalização.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. 

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais clientes. 

Tags: Brasília EmpresasEmpresaReputaçãoSerasa Experian
Post Anterior

Geração Z mira em profissões do futuro para alcançar carreira de sucesso

Próximo Post

Programa de Trainee RBB oferta 35 vagas em 9 cidades brasileiras

Próximo Post
Programa de Trainee RBB oferta 35 vagas em 9 cidades brasileiras

Programa de Trainee RBB oferta 35 vagas em 9 cidades brasileiras

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade