Palmas Empresas (TO) – Começar um negócio do zero está cada vez mais difícil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase uma em cada cinco empresas (18,5%) fecham as portas antes de completar um ano em operação. Depois de cinco anos, quase metade (47,5%) já encerraram as atividades. Para completar, sem recursos para investir em gestão, inovação, treinamento e marketing, muitas das empresas que ultrapassam essa marca chegam à metade da primeira década de vida em má situação e sem grandes perspectivas.
Tanto para os empreendimentos que ainda não decolaram como para as empresas já consolidadas – mas que ainda não alcançaram os índices de crescimento esperados –, a conversão de bandeira pode ser uma alternativa muito vantajosa. Nos últimos anos, a transformação de negócios de pequeno e médio porte em franquias, com a adoção da marca da franqueadora, vem se mostrando uma excelente aliada dos empreendimentos que buscam expansão no país.
Entre as vantagens oferecidas pela chamada conversão de bandeira aos pequenos e médios empreendimentos estão sua inserção em redes reconhecidas no mercado, o suporte técnico, as campanhas de marketing em âmbito nacional e a maior competitividade. Ao comprar mais barato junto a fornecedores da rede, pode-se oferecer aos clientes preços mais atrativos, garantindo melhor custo-benefício na aquisição de matérias-primas e insumos.
Por que vale a pena converter um negócio em franquia
1- Adoção de uma marca reconhecida: ao converter seu negócio, o empreendedor passa a contar com um nome testado e conhecido no mercado.
2-Suporte da franqueadora: após a conversão, o empreendedor conta com o apoio da marca no gerenciamento do negócio. Com isso, tem acesso uma série de incrementos que dificilmente teria como promover sozinho. Entre outros aspectos, a franqueadora, que mantém uma visão estratégica do mercado de atuação, realiza investimentos e oferece aos franqueados serviços e melhorias constantes em várias áreas:
- Inovação
- Qualidade
- Tecnologia
- Padronização
- Estratégia e planejamento
- Gestão
- Vendas
- Softwares de gestão
- Intranet
- Suporte técnico
- Aplicativos
- Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
3-Oferta de produtos e/ou serviços já aprovados: ao converter o negócio a uma franquia, o empreendedor passa a dispor de um mix de produtos e/ou serviços já desenvolvidos, testados, aprovados e constantemente aprimorados.
4-Foco no que interessa: com boa parte do trabalho burocrático sob responsabilidade da rede, o franqueado pode dedicar mais tempo à busca de novos clientes. Caso o empresário tenha um perfil mais operacional, também terá mais tempo para realizar o trabalho com o qual mais se identifica.
5-Manutenção e ampliação da carteira de clientes: ao converter o negócio em uma franquia, o empreendedor consegue manter a sua atual carteira de clientes, ao mesmo tempo em que irá atrair novos consumidores. Com isso, incorpora ao novo momento o seu histórico de atendimentos, contribuindo também para, em conjunto com a franqueadora, traçar novas estratégias de negócio.
6-Treinamento constante: após a conversão, o franqueado terá acesso a treinamentos constantes, seja para ele próprio, seja para os colaboradores. Além de melhorarem a gestão do negócio, as atividades proporcionam maior eficiência e padronização nas operações, o que contribui para a fidelização dos consumidores.
7-Otimização de gastos com fornecedores: por meio compras compartilhadas, em maior volume, os franqueados têm acesso a produtos, insumos e matérias-primas por preços muito menores do que se fossem adquiridos individualmente.
8-Ações e estratégias de marketing compartilhadas: com a execução de campanhas de divulgação em âmbito nacional, os negócios – mesmo as unidades de abrangência local – ganham maior visibilidade.
9-Mais confiança por parte do consumidor: com mais visibilidade em razão do uso de uma marca de renome nacional, o negócio – antes individual – conquista maior confiança e reputação no mercado.
10-Troca de experiências: como membro de uma rede, com outros empreendedores em situação muito semelhante, o franqueado encontra um fórum muito assertivo para a troca de experiências e conhecimentos, o que resulta em ganhos para todos os envolvidos.