Palmas Empresas (TO) – A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo de surpresa e acelerou processos ainda em desenvolvimento. Desde o impacto com nossos relacionamentos, nosso lazer até as estruturas da carreira profissional, nada vai estar como antes.
Se a COVID-19 significou a morte de alguns processos, ela também gerou novas tendências que talvez não sejam tão absurdas como imaginado anteriormente no início da crise. Veja como se adaptar para os novos desafios profissionais no mercado pós-pandemia:
- Cultura do home office
O que antes era o sonho de muitos profissionais, o trabalho remoto acabou se tornando a principal estratégia das empresas para preservar a saúde dos seus funcionários e os dois lados viram vantagem nisso.
Apesar de ter sido uma transição bastante sofrida para algumas pessoas, a adaptação trouxe grandes possibilidades para empresa, como a contratação de novos profissionais remotamente e que consigam lidar com o dia a dia do empreendimento como se estivessem na rotina presencial.
Também é possível que o retorno ao velho escritório seja algo bastante reduzido e compacto. Algumas empresas ainda podem manter seus colaboradores no home office por alguns dias por semana e o tamanho do espaço físico pode vir a diminuir.
Essa tendência também é vista como possível contenção de gastos em um futuro ainda incerto gerado pelos impactos da pandemia no mercado de trabalho.
- Presença massiva da diversidade nas empresas
Embora muitas organizações já elaborem planos de carreira e abram oportunidades para políticas de diversidade, essa é uma tendência prestes a ser solidificada em um futuro bem próximo.
Com os impactos da pandemia no mercado de trabalho e o aumento da informalidade e instabilidade profissional, esse incentivo pode dar um impulso necessário para a volta do poder de compra de todas as classes sociais.
Além disso, essas políticas de diversidade promovem um ambiente de trabalho muito mais acolhedor e respeitador das diferenças, gerando um impacto positivo para a marca no mercado, principalmente para atrair novos clientes.
Um grande exemplo disso pode ser visto no processo seletivo da Magazine Luiza. A repercussão fez com que a franquia conseguisse não só melhorar as condições de contratação de pessoas negras, como gerou um impacto social gigantesco e que a fez permanecer nos primeiros lugares de opção de compra dos brasileiros.
- Profissionais mais capacitados
Prevendo uma concorrência maior, após a crise e a falta de empregos que assolam o Brasil durante a pandemia – são quase 15 milhões de desempregados no país – o mercado de trabalho pós-pandemia vai passar a optar pelos candidatos mais capacitados que estiverem concorrendo a uma vaga.
Isso significa que para construir uma carreira profissional no pós-pandemia, será necessário sempre se atualizar e nunca parar de estudar.
- Foco maior nas estratégias online
Como forma de contenção de gastos durante a crise sanitária, o mercado de trabalho durante a pandemia gerou outros rumos. Muitas pessoas passaram a cozinhar e cuidar da estética sozinhas, porém continuaram comprando online, e essa pode ser uma das maiores tendências do mercado de trabalho futuramente.
A existência da empresa na internet já era algo necessário para melhorar suas conversões de vendas, hoje é uma tarefa primordial e que vai precisar de profissionais extremamente qualificados para tal.
Sendo assim, é possível que carreiras focadas em tecnologia sejam mais requisitadas, resultando também no aumento salarial para essa área.
- Busca por profissionais freelancer e PJ
Com a impossibilidade de cumprir horários presenciais, diversos trabalhadores viram vantagem em estar trabalhando de casa, principalmente por conseguirem ter um horário mais flexível e não precisarem mais lidar com trânsito e outros impasses para voltar para casa.
Essa demanda pode ser uma grande tendência para o mercado de trabalho futuramente, e junto com a possibilidade de garantir a contratação de profissionais remotos ou no regime PJ, facilitando não só as demandas da empresa, como também abrindo a oportunidade de novas experiências para esses colaboradores.
- Networking ativo
Com a exposição profissional crescente na internet, construir e preservar uma boa rede de contatos faz toda a diferença para as estratégias de carreiras. Cada vez mais é importante passar autoridade e credibilidade sobre diversos assuntos ligados à sua área profissional.
Portanto, saiba dividir suas redes sociais entre os perfis profissionais e pessoais, evitando atritos e possíveis mensagens deselegantes.
- Uso de tecnologia e ferramentas para automatização
O mercado de trabalho durante a pandemia também passou a ser um aliado massivo da tecnologia. Isso se deve ao fato de que as reuniões de trabalho tiveram que ser online e as trocas de mensagens e envios de demandas também.
Para conseguir seguir com o atendimento aos clientes e investidores, as empresas adotaram sistemas de integração para melhorar a organização interna e continuar acompanhando a realização de demandas.
Além disso, a contratação de profissionais para manutenção da presença digital também foi uma crescente. Programadores e designers passaram a compor em maior número o quadro de colaboradores de empresas que apostaram tudo no universo digital.