Mais de 20 mil pessoas participaram neste próximo domingo (19) do concurso público unificado para provimento de cargos do quadro único do Poder Judiciário do Estado de Goiás. As provas serão realizadas em Goiânia, com abertura dos portões ao meio-dia, e encerramento da entrada às 13 horas.
A banca examinadora é a Universidade Federal de Goiás (UFG). São nove locais de prova: dois na própria instituição de ensino, os campus Colemar Natal e Samambaia, a Pontifícia Universidade Católica (áreas II, III, IV, VI e campus II e V) e a UniGoiás.
Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, a expectativa “é que o certame ocorra dentro da maior normalidade possível e que as candidatas e candidatos possam realizar uma prova tranquila, sendo certo que o Poder Judiciário precisa da força de trabalho que será agregada com a admissão dos aprovados para continuar oferecendo uma prestação jurisdicional de qualidade e com celeridade”.
À frente da Comissão de Seleção e Treinamento, a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco destacou o sucesso do certame, com mais de 20 mil inscritos. “O volume de inscrições homologadas importa complexidade logística mas também serve de parâmetro para aquilatar o elevado nível de confiabilidade e de inserção social deste Poder Judiciário. Aos candidatos, deixo votos de sucesso e recomendações de calma e de atenção aos horários e aos locais de prova”.
O concurso oferece um total de 95 vagas, sendo 46 para analista judiciário – área de apoio judiciário e administrativo e 49 para analista judiciário – área judiciária. Das vagas, 5% serão destinadas às pessoas com deficiência e 20% a candidatas e candidatos negros. Para a ampla concorrência, a relação é de 225 candidatos/vaga para a primeira carreira e 268 candidatos/vaga, para a segunda.
As candidatas e candidatos serão submetidos a prova objetiva, que vai avaliar conhecimentos em língua portuguesa, história e geografia de Goiás, legislação complementar e conhecimentos específicos, e discursiva, conforme cada cargo. É preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. O TJGO ressalta que todos devem usar máscara, respeitar medidas de distanciamento social e proteção contra a Covid-19.
Fonte: Lilian Cury/Centro de Comunicação Social do TJGO.