Rondonópolis Empresas (MT) – Dois meses após a aquisição da paulista Nova Geração, o Grupo Lavoro, líder em distribuição de insumos agrícolas na América Latina, anuncia a compra da mineira Floema, uma das principais em distribuição de insumos agrícolas na região do Triângulo Mineiro. O valor da operação não foi revelado.
Fundada em 2005, a Floema tem sua matriz em Uberlândia e uma filial em Tupaciguara, 30 colaboradores e mais de 400 clientes ativos. Com as duas lojas, a Lavoro chega a 196 pontos de venda de insumos na América Latina, dos quais 151 no Brasil, espalhados por Mato Grosso, Paraná, Goiás, Tocantins e Rondônia e 45 na Colômbia.
“Temos a certeza de que esta parceria fortalecerá ainda mais a nossa presença em Minas Gerais. A Floema possui um plano robusto de expansão no Triângulo Mineiro nos próximos anos”, disse à reportagem o presidente da Lavoro, Marcelo Abud. Segundo Abud, os sócios e a diretoria da Floema permanecerão à frente da operação da empresa.
A transação, que está sujeita à finalização de condições precedentes e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), dá continuidade à estratégia de negócios da Lavoro no País, de crescimento orgânico, por meio da abertura de novas lojas, e aquisição de empresas que tenham sinergia com a companhia.
Desde 2017, o grupo Lavoro já incorporou, por meio de aquisições e fusões, as redes de insumos agrícolas Lavoro Agrocomercial, Impacto Insumos Agrícolas, Agrovenci, Central Agrícola, América Insumos, AGSE (Colômbia), Grupo Cultivar, Denorpi, Deragro, Futuragro, Gral (Colômbia), Integra Insumos, Grupo Pitangueiras, Plenafértil, Produtec, Qualicitrus, Realce, Produttiva, Cenagro (Colômbia), AgroZap e Nova Geração. Na América Latina, cerca de 2,5 mil funcionários são empregados por estas empresas.