Palmas Empresas (TO) – A equipe técnica da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) esteve reunida na segunda-feira (15), com a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, para tratar sobre o andamento do projeto de retomada das atividades da antiga usina de extração de calcário. Os técnicos da Ameto tiraram dúvidas da equipe da prefeitura e mostraram os avanços nos estudos para reimplantação do projeto.
Também presente na reunião, o presidente da Agência, Mauro Mota, destacou que a exploração mineral na região fortalecerá o desenvolvimento social e econômico, além de gerar emprego no município e região. “O crescimento econômico deve ser alicerçado na expansão de empregos e na melhoria de vida da população e é o que a reimplantação do projeto de extração de calcário trará à Guaraí e região”, afirmou.
A prefeita Fátima Coelho avaliou que Guaraí tem condições de crescer muito e que a extração de calcário contribuirá com o desenvolvimento da cidade. “A reunião que tivemos hoje com os técnicos da Ameto foi bastante produtiva. Nós sabemos da importância que é a reabertura da produção de calcário, principalmente na geração de empregos”, disse.
Para a equipe da Ameto, o município de Guaraí pode se tornar um polo industrial em produção de calcário no Estado. O papel da Ameto é fomentar a atividade em parceria com a prefeitura municipal.
“O Tocantins tem um grande potencial minerador e nos próximos anos mostrará ainda mais sua capacidade produtiva. Como produtor de calcário, o estado já o quinto maior do país e com a implantação de uma usina aqui em Guaraí, podemos disputar com outros grandes produtores o primeiro lugar no ranking de produção”, disse Mota.
Após a reunião, o presidente da Ameto e a prefeita de Guaraí, acompanhados de suas equipes técnicas, visitaram o local do empreendimento.
Participaram também do encontro o secretário municipal de articulação institucional de desenvolvimento, Oscimar Barbosa, o vice-prefeito, Donizete Rocha. E da Ameto, o diretor de geologia e mineração, Otton Nunes Pinheiro, o diretor de fiscalização e informação, Gleberton Vargas França, o geólogo da Ameto, Sanclever Teixeira, o técnico em mineração da Ameto, Leonardo Bezerra, e o assessor jurídico Lourenço Correia Bezerra.