Investir no próprio negócio é uma tarefa muito difícil, pelo fato de ser algo novo e com muitas obrigações diárias para gerar uma operação de qualidade. E empreender em uma franquia, de um setor totalmente diferente daquele em que já havia conhecimento e conquistar um dos maiores faturamentos da rede logo nos primeiros meses de funcionamento, é uma missão ainda mais complicada. Mas esse resultado foi obtido pelas empresárias Vanessa Neves de Oliveira, 32 anos, e Bruna Letícia Neves de Oliveira, 35 anos, que inauguraram a sua unidade do Instituto Visão Solidária – marca do setor óptico – na cidade de Rondonópolis/MT no dia 2 de maio.
As duas franqueadas registraram nos dois primeiros meses de operação um dos três maiores faturamentos de toda a rede. “Esse foi nosso primeiro investimento no setor de franchising e no nicho óptico, antes eu possuía experiência apenas no ramo de vendas de roupas e acessórios. Essa conquista é muito importante para nós, pois iremos trabalhar para conquistar ainda mais”, comenta Vanessa.
Acima das expectativas
Normalmente, ao iniciar o seu negócio o empreendedor coloca algumas metas de faturamento. Porém, esses objetivos, geralmente, são alvos alcançáveis e que estejam no nível daquilo que se pode conquistar.
Com isso, Oliveira estipulou um faturamento mensal de R$ 120 mil na sua unidade, não imaginando que iria superar esse valor logo no primeiro mês. “Em maio, quando inauguramos, conquistamos um faturamento de R$ 131 mil, surpreendendo nossas expectativas. Já em junho o resultado foi ainda mais significante, conseguimos faturar mais de R$ 166 mil.” A empresária comenta que ainda não obteve o retorno do investimento, porém se manter o mesmo ritmo irá conquistar em breve.
“A franqueadora estipula de 13 a 18 meses para ter o retorno do que foi investido, mas se continuarmos com a mesma média de faturamento, acredito que em cinco meses de loja em operação já teremos esse payback.”
Estratégias
Para alcançar esse sucesso, de acordo com a empresária, um dos primeiros pontos foi a escolha da cidade. Para ela, Rondonópolis é uma das principais cidades do estado, com um crescimento expressivo no setor óptico.
“Além disso, acreditamos que usamos os três principais pilares para abertura de uma franquia de ótica, que é o ponto comercial, equipe capacitada e parcerias. Também é importante ressaltar a estratégia de tráfego pago, onde utilizamos materiais bem humanizados”, salienta Oliveira.
Outros fatores que têm surtido efeito para o alto volume de vendas é a boa localização na cidade e a fachada imponente. “Além, é claro, do trabalho diário de nossos consultores, o empenho, dedicação e paixão pelo Instituto Visão Solidária faz uma enorme diferença”, detalha Vanessa.
Objetivos
A intenção das franqueadas do IVS é investir em novas unidades da marca na região Centro-Oeste. “A nossa intenção é empreender em novas operações nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Além disso, apenas com essa unidade de Rondonópolis, nós temos a meta de alcançar um faturamento de R$ 960 mil até o fim deste ano”, finaliza Vanessa.
Sobre o Instituto Visão Solidária – O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses.