O conceito que une as palavras eat (comer) e entertainment (entretenimento), ou seja, experiência de alimentação em um ambiente temático é algo que acontece há anos em outros países, mas que vem ganhando espaço no Brasil e fidelizando clientes que vão em busca de novas experiências. Trata-se de uma nova opção para o mercado de alimentação incrementar e aumentar o número de clientes para consumir e, ainda, se divertir.
Com tantos concorrentes, a proposta de oferecer um ambiente temático tem sido uma boa opção para destacar o negócio no meio da multidão.
É o que fez Hermes Bernardo, CEO e fundador da franquia FiChips Food – primeira e maior franquia especializada na culinária inglesa no Brasil. Após passar por um período difícil em sua vida, desempregado e com sequelas de uma cirurgia mal-sucedida no calcanhar, Hermes se lembrou de uma viagem que fez a Londres e resolveu trazer o prato típico do Reino Unido, o fish and chips, ou seja, peixe empanado com batatas fritas, saindo daquele tradicional fast-food brasileiro de hambúrguer. Ele conseguiu transformar a ideia lúdica da Inglaterra para temática central do negócio.
Desafios pelo caminho
Entre os maiores desafios encontrados para essa estratégia, o empresário enfatiza que é a aderência permanente do público. “A FiChips conseguiu superar bem esse desafio, proporcionando além da temática uma experiência única, que envolve cardápio, entretenimento e atendimento digno de reis e rainhas”, enfatiza o CEO da franquia.
Pub padronizado
Para padronizar todas as operações, a FiChips conta com arquiteta própria da rede, além de projeto arquitetônico que possibilita deixar o ambiente com aspectos que remetem a Londres. É o caso de referências com ícones britânicos como ônibus londrino, a famosa cabine telefônica britânica, e o guarda real, apelidado carinhosamente dentro da rede como “Aquiles”, pois remete à quando Hermes fez a cirurgia no tendão de aquiles e logo em seguida surgiu a ideia de criar o negócio.
A FiChips conta com cinco modelos de negócios, porém, é no modelo Pub (loja de rua) que é possível observar todas essas referências britânicas. Os demais espaços, como container, loja shopping, delivery e quiosque, por serem unidades mais enxutas a estrutura também acaba sendo reduzida. Porém, permanecem alguns aspectos da comunicação visual, como por exemplo, papel de parede com algumas características de Londres; a porta para cozinha é transformada na imagem do ônibus, e o Aquiles é reduzido de tamanho, pois possibilita ele “segurar” o cardápio ao cliente.
“Temos muito orgulho em dizer que os clientes ficam surpreendidos com a decoração que hoje são espaços instagramáveis, onde quem frequenta o espaço faz questão de registrar sua presença na unidade e postar nas redes sociais. Ter um restaurante com decoração temática possibilita atrair a atenção do público, além de ativar a memória afetiva de quem já visitou Londres ou pelo menos tem a intenção de visitar”, enfatiza o executivo.
Adaptação para o paladar brasileiro
Para agradar o paladar brasileiro algumas adaptações tiveram que ser feitas no prato inglês. A maior mudança é no prato principal, o peixe frito e empanado. Hermes explica que por questão de detalhe cultural lá em Londres o prato é feito com filé de bacalhau cod, que acaba tendo espinhos. Porém, ele optou em tirar os espinhos e para deixar o prato mais barato trocou o bacalhau pela tilápia, outro peixe muito apreciado pelos brasileiros.
O próprio peixe também fora do Brasil é empanado com cerveja preta que acaba deixando mais encharcado e gorduroso, porém, o brasileiro já gosta de uma fritura mais crocante.
Outro detalhe revelado por Hermes é que os britânicos têm o costume de comer batata frita colocando por cima o vinagre, algo que nós culturalmente não temos neste estilo. O escondidinho (Shepherd’s Pie) também ganhou uma adaptação. Em Londres o prato é feito com carne de cordeiro, que em muitas regiões do Brasil possui um alto custo, para isso foi substituído por costela bovina, que também possui um sabor marcante entre os cortes bovinos.
Já as embalagens foram feitas uma releitura. Enquanto em Londres os peixes são entregues no jornal, aqui a FiChips adotou no delivery caixinhas com respiro para manter o alimento sempre fresco e boa temperatura. Nele há a arte de jornais contando a história da FiChips e algumas curiosidades sobre o fish and chips, já que é uma comida de rua das mais antigas em Londres.
O molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser degustado com limão. Além do famoso peixe empanado com batata fritas, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, não podia faltar o churros europeu e a Banoffe.
“Uma das maiores adaptações após a pandemia foi a conscientização do cuidado para com itens de higiene e segurança dentro da cozinha para com o atendimento ao público, desde o estoque à manipulação de itens, onde o cliente retorna ao estabelecimento com a garantia de que os processos de segurança tenham sido seguidos conforme orientações da franqueadora”, finaliza Hermes Bernardo.
Sobre a FiChips Food – A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com