Rondonópolis Empresas (MT) – Com o objetivo de promover e posicionar Mato Grosso na China e, posteriormente, no continente asiático, o Governo do Estado e o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (Ipim) estão finalizando um termo de cooperação. Durante videoconferência na terça-feira (17/11), o governador Mauro Mendes destacou as potencialidades mato-grossenses e o interesse em investimentos mútuos.
“Mato Grosso é um grande produtor de alimentos, o maior do Brasil e é nossa expertise, mas também temos grande potencialidade em minérios e outros produtos. Tenho certeza de que esta cooperação promovida por este diálogo e intercâmbio de informações entre o Estado e a China poderá trazer bons resultados para ambos os lados”, enfatizou o governador ao presidente do Ipim, Lau Wai Meng.
O evento online buscou mostrar a importância da parceria bilateral e as oportunidades de fortalecimento das relações. Macau é uma região administrativa da China colonizada por portugueses e, por isso, tem um fórum específico para tratar de prospecção e investimentos com países de Língua Portuguesa.
O Ipim, por sua vez, tem uma plataforma online que reúne investidores, fornecedores e prestadores de serviços destes países que desejam se relacionar com a China, além de um fundo de desenvolvimento.
“O relacionamento que estamos criando com o Ipim há um ano, com a presença de uma assessora internacional na China, é de suma importância para o Estado. Conseguimos uma evolução muito grande para Mato Grosso nos colocando em conversas e eventos relevantes para que possamos nos tornar conhecidos e acessar mercados”, explica César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.
O estado tem como vitrine o agronegócio, mas há outros projetos que podem ser explorados pelos investidores chineses, como logística, tecnologia, energia renovável, além de turismo e cultura.
“O termo de cooperação com o Ipim irá nos colocar em grande vantagem na diversificação da balança comercial, com maior número de produtos para exportação e exportação”, afirma Ariana Guedes, assessora internacional do Governo do Estado na China.
Segundo o presidente do Instituto, Lau Wai Meng, há um total interesse em “desempenhar nosso papel e contribuir com a cooperação entre a China e Mato Grosso”.
Participaram ainda Antonio Lei, Juana NG e Tang Wei Hei, diretores do Departamento de Promoção Econômica e Comercial com os Mercados Lusófonos, os secretários adjuntos da Sedec Eulália Oliveira, Celso Banazeski, Walter Valverde e Jefferson Moreno, e a chefe do Núcleo de Relações Internacionais da Casa Civil, Rita Chiletto.