Em entrevista, o superintendente de Gente e Gestão no Sicoob UniCentro Br, Maurício Andrade, reflete sobre a gestão de pessoas no contexto do cooperativismo. Confira a conversa:
Como você descreve a cultura de trabalho no Sicoob UniCentro Br e quais são os pontos fortes dessa cultura, em termos de valores e princípios?
Acredito que o grande diferencial na cultura da nossa cooperativa é a valorização dos princípios cooperativistas, na relação com as pessoas e com a comunidade, mas sem deixar as necessidades e desafios empresariais. Buscamos um olhar mais amplo para não perdermos nenhum dos dois objetivos de vista. E mesmo com a profunda transformação e crescimento recentes na cooperativa, investimos em tecnologia e ferramentas para podermos ouvir todos: seja pelas pesquisas de clima semestrais, a recém-implantada e-NPS trimestral e até mesmo o Canal de Conduta Ética. Valorizamos ouvir as pessoas e, dentro das necessidades, atendê-las. Além disso, o investimento em desenvolvimento profissional é uma das nossas fortalezas e principais valores na relação com os colaboradores.
Como a cooperação e a solidariedade são incorporadas no dia a dia e como isso se reflete na experiência dos colaboradores?
Temos metas financeiras compartilhadas, que refletem na remuneração de cada colaborador, evitando um ambiente de comparação e competição desnecessária. Além disso, incentivamos fortemente as ações de cunho voluntário e social em todas as agências e áreas da sede, com intensa participação no Dia de Cooperar, promovido pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), no projeto Cooperativa Solidária, que anualmente arrecada recursos financeiros com nossos cooperados para contribuir com organizações sociais, e nas demais ações institucionais que ocorrem todos os anos.
Quais são as vantagens de trabalhar em uma cooperativa de crédito?
O ambiente de trabalho, o investimento em ações de educação e desenvolvimento, bem como a oportunidade de estar mais próximo da alta liderança e de fato ter sua voz ouvida e poder trazer mudanças à instituição são vantagens que, para quem tem um senso de propósito forte, fazem toda a diferença.
Em termos de equidade e inclusão, como é o engajamento do Sicoob UniCentro Br?
Acompanhamos mensalmente o cumprimento às regras trabalhistas, mas além disso, nosso Conselho de Administração e Diretoria nos cobram ações de transparência e equidade. Nossos salários não possuem diferença entre gêneros ou idade e atualmente temos mais profissionais do gênero feminino na cooperativa. Precisamos avançar ainda em uma participação maior desse público na alta gestão e estamos desenvolvendo ações para isso.
Como você vê o papel da cooperativa na comunidade local, especialmente em termos de apoio a iniciativas sociais e desenvolvimento econômico?
Nossa cooperativa busca viver a comunidade e de fato fazer a diferença, exercendo o sétimo princípio cooperativista em sua essência. Nossos negócios são majoritariamente realizados com pessoas e empresas de pequeno e médio porte, com forte impacto positivo local. Além disso, nossas ações sociais, como doações e investimentos em associações e iniciativas culturas, são sempre fruto de arrecadações das próprias agências e alocados nas comunidades onde estas estão, garantindo este equilíbrio.
Como são promovidos o crescimento e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores?
O investimento no desenvolvimento dos colaboradores talvez seja nosso principal diferencial na gestão de pessoas. Investimos fortemente na capacitação e formação dos funcionários, com subsídios à pós-graduação, idiomas, cursos internos e externos de curta duração e participação nos mais variados eventos de desenvolvimento profissional. Além disso, subsidiamos as certificações do mercado financeiro para nosso time, garantindo um melhor atendimento e proporcionando a melhor experiência financeira aos nossos cooperados.
_____
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi