Em setembro deste ano, o volume de serviços registrou um crescimento de 1% em relação a agosto, após uma leve queda de 0,3% no mês anterior. Os dados foram divulgados na quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Comparado a setembro de 2023, o setor avançou 4%, e no acumulado do ano, o crescimento foi de 2,9%. Já no acumulado de 12 meses, o aumento foi de 2,3%. A receita nominal do setor também apresentou números positivos, com crescimento de 1,1% em relação a agosto deste ano, 8,4% em relação a setembro de 2023, 7,6% no acumulado do ano e 7,1% no acumulado de 12 meses.
Dentre as atividades pesquisadas, destacaram-se os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 1,4%; a informação e comunicação, que teve alta de 1,0%; os transportes, que avançaram 0,7%; e os serviços prestados às famílias, com aumento de 0,4%. Por outro lado, a atividade de outros serviços foi a única a apresentar queda, com recuo de 0,3%.
Além disso, o índice de atividades turísticas subiu 0,5% em relação a agosto, alcançando um patamar 8,1% superior ao registrado em fevereiro de 2020 (pré-pandemia), e ficando apenas 0,2% abaixo do pico histórico da série, registrado em fevereiro de 2014. Esses dados refletem a recuperação contínua do setor de serviços, impulsionada por diversas atividades econômicas.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi