Mato Grosso apresentou um crescimento de 4,6% na Produção Industrial Mensal (PIM) de outubro de 2024, superando a média nacional, que foi de 3,4%. Os dados, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), destacam o estado como o segundo melhor desempenho entre as unidades da federação. O Pará liderou o ranking com uma alta de 7%.
Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, outubro de 2023, o estado registrou um crescimento de 12%, o quarto maior do Brasil. A fabricação de produtos alimentícios, produtos de madeira e minerais não metálicos foram os setores responsáveis por esse desempenho positivo. No ranking nacional, o Rio Grande do Norte obteve o maior crescimento, com uma variação de 25%, seguido por Pará (12,5%) e Santa Catarina (12,2%).
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, Mato Grosso obteve um crescimento de 3,9%, próximo à média nacional de 3,4%. Os estados que apresentaram os melhores resultados no setor industrial no acumulado anual foram Rio Grande do Norte (10,6%), Ceará (8,6%) e Santa Catarina (7,4%), seguidos por Mato Grosso do Sul (5,5%), Pará (4,7%) e Paraná (4,2%).
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi