O Sesc Mesa Brasil encerrou o ano de 2024 com a maior arrecadação de alimentos em 30 anos. Foram mais de 52 milhões de quilos em doações e o balanço total do ano chegou à marca de 55 milhões de quilos, impulsionados pelas campanhas natalinas realizadas durante o mês de dezembro. O programa de segurança alimentar e nutricional é uma iniciativa do Sesc com a missão de combater a fome e o desperdício de alimentos em nosso país.
Para 2025, uma das metas do Sesc Mesa Brasil é manter o espírito solidário e buscar intensificar suas atividades através de campanhas que visam contribuir para beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas. No ano passado, o projeto contava com cerca de 3 mil empresas parceiras. Além do impacto social, a parceria oferece benefícios financeiros para as instituições que doam e pode ser uma estratégia eficaz para a redução de emissões de carbono, associadas ao processo de produção e descarte de alimentos.
Além disso, as doações para o Sesc Mesa Brasil podem ser deduzidas no Imposto de Renda, isentas do ICMS sobre os alimentos doados, além de contribuírem para a promoção da sustentabilidade, fortalecendo a imagem da empresa junto aos consumidores, parceiros e à comunidade. O Mesa Brasil ainda assume a responsabilidade pela logística de coleta dos alimentos doados, de forma segura e ágil, proporcionando conveniência e eficiência para as empresas.
São diversas instituições e associações beneficiadas com as doações do Sesc Mesa Brasil. A Associação Seara tem parceria com o Mesa Brasil desde 2018 e por ser uma parceira recorrente, recebe sempre a cada 15 dias. Durante o final de ano as famílias procuram muito a unidade, principalmente durante as férias escolares, período em que aumenta a demanda alimentar na casa. No final do ano de 2024, por exemplo, a associação mobilizou muitos parceiros para auxiliar famílias carentes. “O que essas famílias mais necessitam no quesito alimentar é a alimentação básica, com arroz, feijão, café, macarrão, farinha, mistura como carnes e ovos. Em nossa realidade, algumas famílias fazem duas refeições, que são o almoço e a janta. Em muitas casas, o café da manhã além de ser muito simples falta biscoito e leite”, afirma Humberto Oliveira.
Uma instituição que mantém parceria há 10 anos com o Sesc Mesa Brasil é o Projeto Semear, que realiza ações preventivas e recuperativas capazes de integrar pais e adolescentes em busca do bem-estar de todos através das ocupações oferecidas pela instituição e trabalhar para a elevação da qualidade de vida, ajudando a superar a desigualdade social. “Entre os principais benefícios do projeto está a redução de gasto alimentar, assim como em todos os anos anteriores. Buscamos ajudar a atender nossos assistidos e somos completamente dependentes das doações do Mesa Brasil. A principal característica do Semear é o foco no bem-estar coletivo e gerar impacto positivo e sustentável na vida de mais pessoas. Neste novo ano, queremos agradecer a Deus e que Ele possa abençoar a todos envolvidos nessa missão”, destaca Arizio Ribeiro dos Santos, diretor administrativo financeiro e técnico de assistência social do Projeto Semear.
Outra instituição beneficiada com o projeto é a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO) que está completando mais de 12 anos de parceria. O projeto Sesc Mesa Brasil doa e a instituição repassa para pessoas em situação de vulnerabilidade. “A ADFEGO é uma associação de pessoas com deficiência física, mas atendemos famílias em situação de vulnerabilidade. São produtos que muitas famílias não teriam condições de comprar, porque é tudo muito caro, eles mal conseguem comprar o principal, que é arroz e feijão. Então as doações que o Mesa Brasil recebe dos agricultores, nos são repassadas e a gente entrega para as famílias. Isso é muito importante. É um complemento da alimentação do brasileiro e esses que são beneficiados são extremamente gratos. A gente não tem nem explicação de como ficam agradecidos por essa doação que recebem”, Lusia Alves da Silva, auxiliar administrativo da ADFEGO.
Para a ADFEGO a importância do projeto é contribuir com mais pessoas, ajudando na mesa de mais brasileiros que têm alguma necessidade. “O Mesa Brasil tem uma importância muito grande por ajudar na mesa, na alimentação dessas famílias. São frutas que elas não têm como estar comprando, para ajudar na sua nutrição. São verduras que às vezes não teriam dinheiro para comprar. Até mesmo alguns alimentos que são perecíveis, acabam rápido ou apodrecem rápido, mas com a parceria é possível colocar tudo isso na mesa dessas famílias vulneráveis. Então, é um alimento importante para as pessoas, para os nossos associados e para as pessoas que a gente repassa. A gente só deseja ao Sesc Mesa Brasil, no ano de 2025, que o projeto cresça, porque os parceiros e associados também irão crescer e vamos poder contribuir com mais pessoas, ajudando na mesa de mais brasileiros que têm alguma necessidade”, pontua Lusia.
Como ser parceiro do Mesa Brasil
“O Sesc Mesa Brasil é um programa que vai muito além da distribuição de alimentos, ele transforma vidas. Com o apoio de nossos parceiros, conseguimos combater o desperdício, levar esperança a quem mais precisa e fortalecer uma rede solidária que beneficia milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho só é possível graças à união de esforços e ao compromisso de fazer a diferença em nossa comunidade”, afirma a gerente do Sesc Mesa Brasil em Goiás, Nayara Cintra.
De acordo com ela, podem doar qualquer pessoa física, pessoa jurídica, alguém que queira promover um evento ou fazer uma arrecadação. Para isso, o doador deve entrar em contato através do telefone (62) 3522-9500, pelo whatsApp (62) 99875-6809 ou e-mail [email protected] informando o interesse em fazer parte das empresas doadoras.
O projeto Mesa Brasil se responsabiliza por toda a organização logística de cadastro, coleta e entrega das instituições ou associações. “O projeto conta com um setor responsável pela captação de doações, que vai em busca diariamente de doadores, de novos doadores, para a gente cadastrar a Mesa Brasil e conseguir mais doações”, finaliza Nayara.
Já as instituições sociais sem fins lucrativos e associações também podem se cadastrar no programa para receber doações. Para isso, é necessário apresentar a seguinte documentação:
-CNPJ
-Estatuto
-Ata de posse da diretoria atual
-Documento do representante legal (CNH ou RG + CPF)
-Comprovante de inscrição em conselhos de referência (se houver)
-Ficha Cadastral do Mesa Brasil preenchido.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi