O Minha História com o Senac desta semana conta a história da ex-aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho da unidade de Mineiros (GO), Eliane Barbosa Resende. Confira a entrevista completa no canal do Senac no Youtube.
A trajetória de Eliane começou anos atrás, quando ela decidiu sair da zona de conforto e começar sua formação no Senac. Os desafios foram muitos, começando pelo fato de ter que deixar a filha do meio, de apenas 12 anos, sozinha com o bisavô para que ela pudesse estudar. “Eu era uma dona de casa, mãe de duas filhas, cuidava do meu avô que na ocasião tinha ficado viúvo. Trabalhava como assistente administrativo para uma empresa familiar e fiquei sabendo do curso do Senac através de uma prima professora da instituição. Eu trabalhava à tarde e ia para o Senac à noite”, lembra a profissional.
O preconceito também foi um obstáculo que ela superou para poder estudar: “A questão de lidar com aquele velho ‘para quê que mexer com curso à noite? Mulher, à noite, tem que ficar em casa’”, recorda Eliane.
Pouco tempo após o início do curso, Eliane ficou sabendo de uma vaga de estágio na empresa onde trabalha atualmente, a Atvos – indústria de produção e comercialização de biocombustíveis. Ela encarou o estágio como uma grande oportunidade e mais uma vez precisou sair da zona de conforto rumo aos seus sonhos. “Fiquei superfeliz, porque é uma empresa grande. O estágio foi um passo grande na minha vida, foi um divisor de águas.Abri mão de um emprego com estabilidade financeira e onde eu trabalhava só um período, mas enxerguei a possibilidade literal de poder atuar na área e foi o que aconteceu”, comemora.
Antes mesmo de finalizar o curso no Senac, Eliane foi efetivada na Atvos como assistente na área de segurança do trabalho. “Quando recebi o registro, fui automaticamente registrada como Técnica em Segurança. Foi a concretização de um sonho pessoal e profissional”, conta a ex-aluna, que iniciou sua trajetória como técnico júnior, depois passou a técnico pleno e hoje é técnico sênior.
Investir em conhecimento
“Sou muito feliz nessa profissão porque agrego conhecimento. Procuro desenvolver nas pessoas aquele senso de que a segurança a gente não delega para outras pessoas. A segurança é a gente que faz. Quando você consegue colocar isso na cabecinha de um ser humano, literalmente é a realização do que a gente se propõe”, compartilha Eliane.
Educar para o mercado de trabalho. Essa é a missão do Senac Goiás, que ao longo de quase 80 anos vem contribuindo com a formação de milhares de profissionais. O Senac é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por Roberto Tadros. “Histórias como a da Eliane mostram o impacto real da educação profissional na vida das pessoas e no desenvolvimento das nossas comunidades”, pontua Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás.
Leopoldo Veiga Jardim, diretor do Senac Goiás, aponta que compromisso do Senac “é exatamente esse: oferecer caminhos para que sonhos se tornem realizações por meio da qualificação.” Eliane compartilha o seu caminho: “O primeiro passo é acreditar no que você quer construir. O segundo é escolher uma instituição que te dê essa garantia de ser uma instituição séria, que te ajude a concretizar esse sonho. Faça bem o que se propõe, já entre buscando o lá na frente, onde quer chegar, e não limite os sonhos. O sonho é a primeira parte, o segundo é correr atrás porque a gente tem que fazer a parte da gente.”
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi