Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado anualmente no dia 28 de abril. No Brasil, a data também é marcada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, conforme a Lei nº 11.121/2005, e se destaca por meio da campanha Abril Verde – dedicada a promover discussões sobre o assunto durante todo o mês. A ocasião serve como um momento de reflexão sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como da promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, já que, somente em 2024, o país registrou um aumento de 68%, em relação ao ano anterior, no número de afastamentos por transtornos mentais, segundo o Ministério da Previdência Social.
Neste contexto, departamentos internos das organizações dedicados ao assunto desempenham um papel fundamental na identificação de riscos, implementação de medidas preventivas e promoção de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. Para discutir as iniciativas e desafios enfrentados, especialmente no setor de cooperativas financeiras, a presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho e Assédio (CIPAA) do Sicoob UniCentro Br, Dinamar Jerônima de Lima Silva, compartilha experiências, estratégias adotadas e a importância de se manter uma vigilância constante para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores. Confira na entrevista a seguir.
Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho para a cooperativa e como ele se conecta à atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do Sicoob UniCentro Br ao longo do ano?
O Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho representa uma oportunidade importante para reforçar o compromisso institucional da cooperativa com o bem-estar de seus colaboradores. A data fortalece o papel estratégico da CIPAA, que atua de forma contínua na promoção de um ambiente corporativo seguro, saudável e acolhedor. Por meio de ações preventivas, campanhas educativas e iniciativas de escuta ativa, a CIPAA busca, ao longo de todo o ano, estimular a cultura do cuidado e da prevenção. É nesse período que conseguimos ampliar a visibilidade dessas ações e engajar ainda mais os times nesse propósito comum.
Quais são os principais riscos ocupacionais identificados no setor financeiro e como a cooperativa trabalha para minimizá-los?
Os principais riscos ocupacionais no setor financeiro estão relacionados a fatores ergonômicos e psicossociais, como postura inadequada, uso prolongado de equipamentos eletrônicos, estresse e sobrecarga mental. Para mitigar esses riscos, a cooperativa adota uma série de medidas preventivas, que incluem avaliações ergonômicas, adequações no mobiliário, ginástica laboral, campanhas de saúde e acompanhamento especializado por meio das áreas de Saúde e Segurança no Trabalho, em parceria com a CIPAA.
Quais ações de conscientização e prevenção têm sido promovidas pela CIPAA para reforçar a cultura de cuidado com a saúde e segurança no ambiente corporativo? Há alguma campanha ou ação específica para o Abril Verde?
A CIPAA realiza, de forma contínua, campanhas internas sobre ergonomia, uso correto dos equipamentos, prevenção de acidentes e saúde emocional. Para o Abril Verde, temos intensificado essas ações com materiais educativos e comunicações visuais que reforçam o valor do cuidado diário. A campanha deste ano também dá destaque ao papel de cada colaborador na prevenção, mostrando que saúde e segurança se constroem com pequenas atitudes todos os dias, com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, a cultura de prevenção e o compromisso coletivo com a vida.
Nos últimos anos, temas como saúde mental e bem-estar emocional ganharam espaço nas pautas de segurança do trabalho. Como a CIPAA tem tratado essas questões dentro da cooperativa?
A CIPAA tem compreendido que saúde mental e bem-estar emocional são fundamentais para a segurança no trabalho. Nesse sentido, temos promovido iniciativas como apoio psicológico, palestras sobre inteligência emocional, campanhas de autocuidado, além de manter canais de escuta ativa e acolhimento. A cooperativa desenvolve iniciativas como conversas de forma individualizada, palestras com profissionais da área da saúde e campanhas de autocuidado. Essas práticas visam criar um ambiente mais acolhedor, no qual os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar suas vivências e buscar apoio quando necessário.
Sabemos que ambientes seguros também são aqueles que promovem o respeito e a escuta. Quais medidas a cooperativa tem adotado para prevenir o assédio e fortalecer uma cultura organizacional saudável e acolhedora?
A cooperativa tem fortalecido suas políticas internas de ética, respeito e integridade, promovendo treinamentos obrigatórios sobre conduta no ambiente de trabalho, combate ao assédio e valorização da diversidade. Além disso, foram implementados canais seguros e confidenciais para denúncias, além de ações de escuta ativa e incentivo ao diálogo entre lideranças e equipes. Acreditamos que um ambiente saudável é construído com respeito mútuo, empatia e acolhimento.
Para além de normas e treinamentos, qual a importância do engajamento de cada colaborador na construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e humano? Que mensagem a senhora deixaria neste Abril Verde?
A construção de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e humano depende do comprometimento coletivo. Cada colaborador, ao adotar atitudes conscientes e responsáveis, contribui diretamente para a prevenção de riscos e para o fortalecimento da cultura do autocuidado. Neste Abril Verde, a mensagem que deixamos é clara: a segurança começa com cada um de nós. Valorizar a vida e o bem-estar é uma escolha diária que faz a diferença no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, em Goiânia, administra R$ 9,5 bilhões de ativos e conta com mais de 100 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi