• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Volkswagen amplia automações e acelera o desenvolvimento de caminhões e ônibus

A montadora impulsiona uma nova frente em seu conceito de fábrica digital

STG News Redação por STG News Redação
9 de maio de 2025
em Negócios
0
Volkswagen amplia automações e acelera o desenvolvimento de caminhões e ônibus

Divulgação

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a UiPath, investiu na capacitação de seu time de negócios para criar suas próprias automações. Por meio de projetos estratégicos voltados para tecnologia, a montadora impulsiona uma nova frente em seu conceito de fábrica digital e redefine padrões ao otimizar processos, reduzindo em cerca de 70% o tempo de desenvolvimento da ferramenta.

Com mais de 40 anos de história, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais da América Latina, tem a tecnologia em seu DNA e a digitalização como um recurso poderoso em sua cadeia produtiva, estando presente desde as fases de prototipagem aos testes de durabilidade. No cenário administrativo, a automação robótica de processos está na companhia há seis anos e é responsável por assumir tarefas repetitivas e manuais, liberando os colaboradores para atividades estratégicas e impulsionando a produtividade criativa dos times.

Diante da busca acelerada por inovação, a VWCO identificou que 10% das ideias de automação propostas por seus colaboradores não eram atendidas e demandavam uma tecnologia que redirecionasse as demandas para soluções assistidas. Além disso, era importante estabelecer um processo eficiente para a solicitação de acesso aos sistemas, garantindo que as propostas fossem devidamente consideradas e implementadas. Junto à UiPath, a marca investiu na capacitação de suas equipes e na democratização do uso da automação na empresa.

“Desde a sua implementação, o RPA se fez presente em diferentes setores e nos ofereceu muitas possibilidades na rotina de trabalho, porém percebemos que era necessário ir além. Com o apoio da UiPath, pudemos ampliar o uso da ferramenta na companhia e transformar novos colaboradores em desenvolvedores, ou seja, eles agora também são capazes de criar seus próprios robôs. Essa mudança otimizou processos internos e melhorou a experiência do time, que pode focar em tarefas de maior valor estratégico”, explica Jarbas Carvalho, consultor de soluções da Volkswagen Caminhões e Ônibus responsável pela aplicação do projeto.

Os principais ganhos identificados pela equipe são relacionados à redução do volume de retrabalho e consequente otimização no uso de recursos, sejam eles de natureza financeira ou material. Ao automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras, como entrada de dados, emissão de relatórios e processamento de documentos, a ferramenta garante uma execução consistente e libera as equipes de atividades operacionais exaustivas, impulsionando a eficiência e a competitividade da organização.

“Nosso time desenvolveu um programa de treinamento personalizado, capacitando a equipe de negócios da VWCO a utilizar ferramentas adequadas para acelerar a automação”, relata Mauricio Grohs, vice-presidente da UiPath para o Brasil. “Este projeto mostra como é possível fomentar uma cultura de inovação dentro das empresas. No caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, os profissionais tinham as ideias, mas precisavam de ferramentas adequadas para que se concretizassem. Nada melhor do que contar com os próprios colaboradores para identificar processos que podem ser automatizados, pois eles sabem onde precisam ganhar eficiência”, complementa.

Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas.

A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

Sobre a UiPath

A UiPath (NYSE: PATH) desenvolve tecnologia de IA que espelha a inteligência humana com sofisticação cada vez maior, transformando a forma como as empresas operam, inovam e competem entre si. A UiPath Platform™ acelera a mudança para uma nova era de automação agêntica – uma era em que agentes, robôs, pessoas e modelos se integram perfeitamente para gerar autonomia e tomada de decisões mais inteligentes. Com foco em segurança, precisão e resiliência, a UiPath tem o compromisso de moldar um mundo em que a IA aprimora o potencial humano e revoluciona diferentes setores de mercado. Para obter mais informações, acesse www.uipath.com.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: AutomaçãoGoiânia EmpresasIndústria automotivaVolkswagen
Post Anterior

2º Goiânia Kino Mostra destaca mulheres na direção audiovisual

Próximo Post

Tarifaço de Trump altera rotas globais e encarece seguros de carga no Brasil

Próximo Post
Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 7,6 bilhões em julho

Tarifaço de Trump altera rotas globais e encarece seguros de carga no Brasil

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade