Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, anuncia sua adesão ao programa Juntos pelo Araguaia, iniciativa do Governo do Estado de Goiás, conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A assinatura do acordo contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da secretária Andréa Vulcanis e do presidente da empresa, Rodrigo Assunção.
Com a adesão, a Atiaia Renováveis passa a integrar oficialmente o maior programa de revitalização de bacias hidrográficas em curso no país e se compromete a restaurar 50 hectares de Cerrado na Alta Bacia do Rio Araguaia, área equivalente a 70 campos de futebol, com previsão de conclusão em três anos.
“Para a Atiaia, aderir ao Juntos pelo Araguaia é mais do que cumprir um compromisso ambiental, é reafirmar o propósito de atuação em harmonia com o território e com as comunidades do entorno. Acreditamos que o desenvolvimento só é sustentável quando respeita os ciclos da natureza e contribui para a preservação dos nossos biomas. É uma honra integrar um programa tão robusto e necessário, conduzido com excelência pelo Governo do Estado de Goiás”, afirma Rodrigo Assunção, presidente da Atiaia Renováveis.
No Estado de Goiás, a companhia desenvolve, atualmente, dois projetos para geração de energia renovável: a Usina Hidrelétrica (UHE) Estrela e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Taboca, respectivamente com 48,4 MW e 29,8 MW de capacidade instalada.
Juntos pelo Araguaia
Lançado em 2019, o programa Juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação da vegetação nativa, aliada à adoção de práticas sustentáveis de uso do solo, conservação da água e ações de educação ambiental, já contemplando 16 municípios goianos (Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia).
A iniciativa também tem como finalidade transformar a relação das pessoas com o meio ambiente, unindo esforços públicos e privados em prol da preservação dos recursos naturais. Até o momento, o programa já gerou resultados, como o plantio de 325 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, a recuperação de 550 hectares, a remoção de 2.621 toneladas de CO² equivalente e a mobilização de mais de 25 mil pessoas em atividades educativas.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi