Após a aprovação inédita da castanha de baru pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em fevereiro de 2025, um novo marco foi alcançado com a publicação oficial da regulamentação no Jornal Oficial da União Europeia, no dia 30 de junho. A medida autoriza formalmente a comercialização da castanha em todos os países do bloco e representa um feito histórico para a sociobiodiversidade brasileira.
Pela primeira vez, um produto originário do Cerrado — o bioma mais ameaçado do país — conquistou autorização formal para ser comercializado em toda a União Europeia. O feito é resultado de um trabalho contínuo de mais de duas décadas e meia da CoopCerrado, com assessoria técnica do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (Cedac), que apostaram no potencial econômico, ecológico e cultural do baruzeiro como instrumento de transformação social e ambiental.
A regulamentação foi conquistada a partir da formulação de um dossiê, em parceria com a instituição Partnerships for Forests, sobre o consumo das sementes torradas de Dipteryx Alata no Brasil, há 25 anos. O trabalho de pesquisa e assessoria realizado pelo Cedac foi usado como base para a formulação de tal documento que garantiu que o alimento fosse reconhecido pela EFSA como seguro para o consumo.
A castanha de baru, considerada um “superalimento” devido às suas propriedades nutricionais – rica em proteínas, fibras, ácidos graxos essenciais e minerais – é símbolo da riqueza biológica e dos saberes ancestrais dos povos tradicionais do Cerrado. Sua entrada no mercado europeu não apenas abre novas oportunidades comerciais para milhares de famílias coletoras, como reforça uma estratégia de conservação baseada no uso sustentável da biodiversidade. O reconhecimento internacional do trabalho da CoopCerrado com o baru evidência e fortalece um modelo de economia de base comunitária, que alia conservação ambiental, soberania alimentar e valorização cultural.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi