O Laboratório Teuto foi agraciado com o primeiro lugar nas duas categorias que concorreu no 21º Prêmio IEL de Talentos, organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi de Goiás (IEL Goiás). A cerimônia de premiação ocorreu na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). A empresa também foi reconhecida com o prêmio “Amigos da Ciência” pela Associação Educativa Evangélica (AEE).
A dupla vitória no Prêmio IEL consagrou dois trabalhos desenvolvidos por profissionais do Teuto. Na categoria “Artigo”, o trabalho vencedor foi “Aplicação de técnicas de Quality by Design (QbD) no desenvolvimento de produtos genéricos: um estudo de caso”, dos autores Wanderson de Souza (bolsista), Luan Silva (tutor) e José de Souza (coordenador). “Neste trabalho, mostramos que o desenvolvimento de um medicamento genérico pode ser orientado a partir de estratégias de QbD. Essas ferramentas de qualidade, quando bem executadas, nos ajudam no desenvolvimento desde a etapa inicial, conhecendo as matérias-primas, controlando e/ou reduzindo riscos, antes mesmo de iniciar o desenvolvimento experimental do produto na bancada. Como resultado, temos um produto desenvolvido com racional pautado em qualidade, segurança e eficácia”, detalham os autores.
Já na categoria “Projeto Inovador”, o premiado foi o “Estudos de pré-formulação: avaliação das propriedades físico-químicas de fármacos e excipientes visando o desenvolvimento de medicamentos genéricos, similares e a implementação de inovações incrementais”, desenvolvido pela mesma equipe: Wanderson de Souza, Luan Silva e José de Souza.

Para o Coordenador de Desenvolvimento Farmacêutico do Teuto, José Tiago de Souza, a dupla vitória em um estado com um cenário industrial e acadêmico competitivo como Goiás é um marco para a empresa. “Representa o compromisso do Teuto com a missão de desenvolver produtos que proporcionem saúde e contribuam para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, por meio da ciência e inovação”, disse.
Souza explica que a premiação valida a estratégia do Teuto de investir em pesquisa e na formação de novos talentos por meio de programas como o Inova Talentos. “O programa é uma parceria entre IEL e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que permite às empresas desenvolver projetos com a participação de bolsistas com qualificação acadêmica. A empresa ganha com o desenvolvimento dos projetos e a identificação de novos talentos e os bolsistas a oportunidade de atuar e se desenvolver profissionalmente”.
Sobre o impacto prático dos projetos, o coordenador destacou que “os projetos desenvolvidos contribuem para o desenvolvimento de novos medicamentos que, após protocolo do dossiê de registro, avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deferimento dos registros, podem iniciar a fase comercial, o que contribui para maior acesso da sociedade a medicamentos de qualidade, segurança e eficácia”.
Com a vitória estadual, os projetos agora concorrem na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos, que acontecerá no dia 03 de dezembro de 2025, em Recife. “Nos anos de 2023 e 2024 o Teuto concorreu à etapa nacional e foi premiado respectivamente no segundo e terceiro lugar na categoria Artigo Inovador. A expectativa é novamente ser finalista nacional e ser premiado”, afirmou Souza.
Atualmente, o Teuto possui um novo projeto aprovado no programa Inova Talentos nos mesmos moldes dos projetos que foram premiados este ano. “Está em fase de implementação e temos expectativa que os bolsistas iniciem em outubro”, completou.
A conquista também serve como um estímulo para atrair mais talentos. “O prêmio pode contribuir para a atração de novos talentos para a empresa, uma vez que divulga a iniciativa do Teuto na implementação do programa, que é também uma oportunidade de desenvolvimento profissional para os bolsistas e pode levar a uma conquista de uma contratação futura na empresa”, argumentou Souza.
Reconhecimento pelo Mérito Científico
O Laboratório Teuto também foi agraciado com o prêmio “Amigos da Ciência (empresas)” durante a 5ª edição do Prêmio do Mérito Científico da Associação Educativa Evangélica (AEE), realizado no Salão Nobre Richard Edward Senn, na Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica). O evento reuniu alunos, professores, pesquisadores, empresários e personalidades políticas, reafirmando o compromisso da instituição em valorizar o conhecimento como força de transformação social.
Criado em 2021, o prêmio é concedido anualmente em alusão ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, reconhecendo produções qualificadas, grupos de pesquisa e apoios estratégicos que permitem à instituição avançar em inovação. O prêmio recebido pelo Teuto destaca a sua contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado de Goiás.
Gerente de Controle da Qualidade do Laboratório Teuto, Wender Sousa ressaltou a importância da conquista. “Este prêmio representa muito para o Teuto por ser um reconhecimento não apenas da universidade, mas da sociedade de Anápolis e região. Ele valoriza o apoio da empresa à área acadêmica e à pesquisa, mostrando que não apenas fornecemos medicamentos de alta qualidade, mas também estamos inseridos na educação acadêmica”, afirmou.
Sousa destacou ainda que o reconhecimento “incentiva a empresa a continuar trabalhando com universidades, trazendo conhecimento de novos talentos e demonstrando a realidade e a rotina da empresa”. “É muito importante manter esta parceria com centros acadêmicos para estreitar o caminho para novas pesquisas, inovações, bem como de novos talentos, a fim de aproximá-los da vida profissional e fazendo com que o Teuto seja sempre lembrado”, completou.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi