Rondonópolis Empresas (MT) – A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) modificou a forma de consumo do brasileiro. Se antes empresas que estavam no mundo on-line já ganhavam pontos com seus clientes, agora, quem tiver estratégias focadas em vendas e relacionamento no mundo digital sairá mais forte da crise.
De acordo com pesquisa realizada pela plataforma brasileira Nuvemshop, intitulado “E-commerce na Pandemia”, as vendas durante a crise sanitária de COVID-19 tiveram alta de 145% no comparativo com o mesmo período de 2019.
No primeiro semestre de 2020, dados da Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, também mostrou alta das vendas totais de 40% na primeira quinzena daquele mês. Outro relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra um aumento significativo no consumo das categorias de “saúde” (111%), “supermercados” (80%) e “beleza e perfumaria” (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Mas, não basta estar on-line. “É preciso saber vender e entender que as estratégias do mundo off não devem ser as mesmas no mundo on. Nós, do Shopping 3 Américas, nos adaptamos desde o começo da crise e, focados nisso, passamos a pensar em estratégias do digital nas datas comemorativas. Foi assim no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal no ano passado e continuará sendo assim nas datas comemorativas de 2021”, lembra a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.
De fato, o Natal, a maior data para o comércio brasileiro, teve recordes em 2020 no 3 Américas.
“Na campanha Aumigos, de 2019, tivemos 38.495 cupons. Em 2020, nossa campanha Natal da Família somou 65.546 tickets. É um recorde e vemos esse número de forma bastante positiva: apesar da pandemia, nós conseguimos criar formas para que nosso público conseguisse passar um final de ano mais positivo, com mais esperança e preparado para 2021”, completou Acilene.
Este recorde, no entanto, não foi exatamente uma surpresa: ele foi bastante pensado e fruto de estratégias focadas no digital. Dentre elas, destaque para o valor da troca do cupom do sorteio de Natal, que passou de R$ 200,00 de 2019 para R$ 150,00 em 2020. Outra ação tomada foi a expansão nas opções para o consumidor somar o valor de R$ 150,00. Além das lojas, em 2020 o Shopping 3 Américas aceitou cupons de compras em agências de viagem do mall, quiosques, restaurantes e estacionamento. O resultado veio.
Mas, para além das datas comemorativas, é o digital que tem auxiliado no relacionamento para o pós-pandemia.
“Sabemos que esta pandemia passará e as pessoas precisarão ter de volta a confiança de frequentar nossos espaços. Como se faz isso? Mantendo um contato direto com os clientes fiéis, atraindo possíveis clientes e oferecendo vantagens para quando voltarmos a ter a possibilidade de funcionamento nos horários normais”, afirmou a gerente de Marketing do Shopping 3 Américas, Tamara Behling.