Campo Grande Empresas (MS) – Chegar às prateleiras das grandes redes de supermercados sempre foi uma barreira para os pequenos agricultores. A burocracia e a falta de acesso das redes não tornavam fácil a vida de quem aprendeu a semear e colher. Entretanto, a proximidade com os estabelecimentos comerciais e produtos mais frescos por conta do acesso, encurtaram as distâncias entre a Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf), em Terenos/MS, e a rede Fort Atacadista.
Com cerca de 240 cooperados, entre produtores de leite e hortifrúti, a entidade conquistou estabilidade quando passou a vender seus produtos para compradores fixos, como é o caso do Fort Atacadista, que tem parceria firmada com os agricultores desde 2015. A parceria é celebrada no Dia do Agricultor (28) e serve de incentivo para a produção local.
Segundo a cooperativa, mais de 90% de sua produção de hortifrúti é destinada às lojas do Fort localizadas em Campo Grande. Entre os produtos comprados diretamente com a cooperativa, estão berinjela, abóbora brasileira, abóbora paulista, pepino japonês, pepino comum, abóbora cabotiã, mandioca, maxixe, tomate cereja e jiló.
O comprador de perecíveis, setor de hortifrúti do Fort Atacadista em MS, Jair Lemos, ressalta que a iniciativa é fundamental para movimentar a economia de Mato Grosso do Sul e fortalecer o mercado local, já que muitos produtores são oriundos de outros estados. Outro ponto positivo é a garantia de produtos de qualidade que chegam à mesa do consumidor.
“É tudo fresquinho, o que foi colhido numa tarde, chega no máximo no outro dia pela manhã nas gôndolas de nossas unidades. Nosso anseio é que essa parceria continue, para valorizarmos o que é da nossa terra. Acreditamos que o Estado tem potencial para abastecer grande parte das demandas por alimentos”, salienta.
Assim como diz o velho ditado que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher, podemos dizer sem medo de errar que, por trás do progresso econômico do Brasil, está a agricultura. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o setor agro absorve praticamente um terço (32,4%) da força de trabalho no país e é o responsável por mais de 43% das exportações brasileiras, contribuindo para o superávit na balança comercial do país.
Graças ao trabalho dos agricultores, segundo os dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) de 2020, o Brasil é o maior exportador de açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes bovina e de frango; o terceiro maior de milho, e o quarto de carne suína. Como resultado, temos segurança alimentar e uma região mais próspera e que consegue sair mais rapidamente das crises.
O Fort Atacadista possui 44 lojas, sendo sete em Mato Grosso do Sul, com uma operação enxuta e um mix de produtos com preços competitivos, garantindo mais economia para o consumidor – sejam clientes profissionais do mercado de alimentação (como donos de restaurantes, bares, carrinhos de hotdog) ou consumidores finais.