Por Fábio Silva
A miopia da execução é um termo que surgiu em uma de nossas reuniões de aprendizado.
E tem tudo a ver com produtividade e com os nossos padrões e estratégias de comunicação para negócios. Essa expressão surgiu em uma conversa interna para falar de algo que nos incomoda muito, que fragiliza os negócios hoje em dia, que é: pensar que a comunidade de um negócio se resume a uma única rede social. Esse é um grande erro e será que você não está cometendo?
Pois bem! Vamos compreender.
A miopia diz respeito a uma condição ocular em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas os objetos mais distantes ficam borrados.
Já o termo execução retrata o fazer, fazer e fazer. Quantas vezes você se encheu de tarefas operacionais que consumiram toda a sua semana e, no fim, você não fez o mais importante, o que de fato traria venda e exponencialidade para o seu negócio?
Nós já caímos nessa cilada também!
E depois de boas reflexões, nós intitulados de miopia da execução esse ato desenfreado de fazer apenas o que está visível aos nossos olhos e deixar de lado o resto, pois, afinal de contas, está borrado mesmo.
E onde está o problema disso?
Quando nós focamos toda a comunicação de uma empresa, de uma marca pessoal em uma única rede, nós estamos colocando todos os ovos em um único cesto.
E isso significa que:
1. sua marca fica refém daquela plataforma
2. no dia que tiver algum problema e a plataforma não estiver no ar, você perde o seu canal online de vendas
3. você fica limitado as regras daquele único canal
4. você perde o contato com possíveis clientes que estão em outros canais
5. você não pensa, planeja e age em seu negócio de maneira 360
No âmbito de negócios, a sua única coisa como empreendedor, como gestor do negócio é agir para alcançar os objetivos determinados. E para isso, você precisa ter lentes que te permitem visualizar com clareza o que está perto e o que está longe.
Uma breve analogia
Imagine uma quadra de vôlei. Enquanto você está jogando na quadra você não consegue ver o todo, mas o técnico que está fora do jogo tem uma visão mais ampla e sabe exatamente onde estão os buracos, falhas e gargalos do time.
Ele consegue ver as forças e fraquezas do time adversário — e qualquer semelhança com uma análise de swot é mera coincidência — consegue pensar e agir para diminuir as fraquezas do próprio time.
Deu para entender?
Todo negócio precisa de um técnico olhando o todo e não só as partes do seu negócio.
Se você não sabe por onde começar, marque uma conversa com nosso time!
Fábio Silva
Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação
Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.
Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.