A startup AgriAcordo, que atua desde junho de 2021 e foi a primeira plataforma digital do Brasil exclusiva para negociações comerciais em atacado de insumos agrícolas, na modalidade Business-to-Business (B2B), acaba de concluir uma rodada de investimentos de US$ 1,6 milhão, equivalente a quase R$ 8,5 milhões. Com o aporte, a empresa planeja acelerar o seu crescimento no Brasil, ampliar a participação no mercado e, ainda este ano, dobrar o seu faturamento.
Com uma parte do investimento recebido, a startup está desenvolvendo uma plataforma exclusiva para produtos biológicos e especiais, onde as empresas do setor, sejam grandes ou pequenas, terão espaço para o compartilhamento de informações técnicas, dados de pesquisas e outras funcionalidades importantes para o setor. O objetivo é que o novo produto digital, com previsão para estar disponível em quatro meses, incentive a presença de uma comunidade forte e colaborativa com acesso a mais informações desse mercado.
“É um setor em desenvolvimento e algumas empresas de biológicos e especiais não têm canais de comunicação, e a AgriAcordo poderá suprir essa demanda”, destaca Gabriel Vidal, CEO da argentina AgriRed, da qual a startup brasileira é subsidiária.
O aporte financeiro teve a participação de fundos e empresas com foco em tecnologia e agronegócio. A maior participação foi da Venture Capital Xperiment e de fundos como Primary Ventures e Pampa Star, além de outras empresas importantes do setor.
Julio Zavala, diretor da startup no Brasil, ressalta que os investidores potencializam as estratégias de desenvolvimento da AgriAcordo.
“Eles não agregam somente o capital, mas também enriquecem as nossas estratégias de mercado com suas expertises, know how e networking, validando ainda mais nossa presença no País”, comenta.
Mais empresas
Com menos de dois anos de operação no mercado brasileiro, a empresa de produtos digitais conquistou mais de 500 empresas cadastradas e quase 1.200 filiais que atuam pelo País. No estado de São Paulo, 30% das empresas que comercializam insumos agrícolas estão cadastradas na plataforma.
Agora, com os investimentos, o objetivo é acelerar o crescimento e fortalecer a atuação em alguns estados.
“Hoje, a AgriAcordo tem um ótimo número de empresas cadastradas, mais operações e dados gerados para consulta e temos a meta de dobrar o número de inscrições neste ano, alcançando mais participação nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul”, pontua Zavala.
Faturamento
Os balanços atuais apontam um volume bruto acumulado de mercadorias de R$ 13,5 milhões transacionados dentro da plataforma. Agora, com os investimentos, o objetivo é atingir R$ 2,5 milhões em operações mensais.
Segurança
Na AgriAcordo, participam somente empresas bem avaliadas do agro. São cooperativas, indústrias e revendas que podem comprar e vender seus insumos agrícolas online de uma forma mais ágil, prática e segura. “Essa é a nossa proposta de valor, transformar o modo como essas empresas comercializam insumos agrícolas entre si, através de um ambiente digital colaborativo, seguro e com informações do mercado em tempo real, potencializando ainda mais a distribuição de insumos entre diferentes regiões e possibilitando preços mais competitivos no mercado”, finaliza o executivo à frente da startup no Brasil.
Sobre – Com operações iniciadas em junho de 2021 no Brasil, a AgriAcordo é a primeira plataforma online a permitir a comercialização de insumos agropecuários somente entre empresas bem avaliadas do setor. A startup é subsidiária brasileira da argentina AgriRed, marketplace que é gerido pelo grupo americano Ag inputs Trading.