Palmas Empresas (TO) – A Agricultura 4.0 já é uma realidade na vida dos produtores tocantinenses e por isso se tornou o tema da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital. A junção de automação e conectividade tem aumentado a eficiência das produções, a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que promove uma redução nos custos. Todos esses assuntos serão explorados durante a realização da Feira, entre os dias 15 e 18 junho.
O casal Marcos Ferreira e Michele Menezes, proprietários da Chácara Tucunaré, que compõe o projeto São João, em Porto Nacional, é um exemplo de produtores que investiram na conectividade para aumentar o valor agregado dos seus produtos. Por meio das redes sociais e do site da chácara, eles estabeleceram um modelo de e-commerce pelo qual os clientes podem montar sua cesta de produtos e recebê-los em casa.
“Nossa ideia inicial era ligar de maneira direta quem de fato produz ao consumidor final e com isso desenvolvemos nosso site e as entregas por delivery”, ressalta Márcio.
O diferencial dos alimentos produzidos por Marcos ficam por conta dos selos de origem e rastreabilidade. Após a colheita os alimentos recebem um adesivo com o código em QR Code e ao apontar a câmera do celular para o código o consumidor consegue ter informações importantes sobre aquele alimento.
“O cliente pode conferir informações desde que atividades nós fizemos naquele plantio, a data em que ele foi colhido, e a rota que ele fez até chegar no cliente. Além disso, nós direcionamos o cliente para o nosso site e lá ele pode ter informações também sobre a responsabilidade social que nós temos com nossos trabalhadores, por exemplo, não usamos e vai contra os nossos princípios o uso de mão de obra infantil”, completa.