Do cereal de milho no café da manhã ao frango no almoço, o setor agroindustrial está presente diariamente na vida de todos. Por isso, nesta quinta-feira, 17 de outubro, os participantes da 2ª Agro-Mill Experience, evento promovido pela Adial, visitaram duas importantes empresas alimentícias de Goiás: a São Salvador Alimentos (SSA), em Itaberaí, e a Milhão Alimentos, em Goianira. Os participantes observaram de perto como práticas sustentáveis e inovadoras impactam a sociedade e contribuem para o futuro do Brasil.
A SSA Alimentos, uma das líderes na produção de proteína avícola no Brasil, é referência em inovação, sanidade e sustentabilidade. Durante a visita, Zé Garrote, presidente da Adial e diretor-presidente da SSA, destacou o rigoroso controle sanitário e a modernidade da fábrica. “A SSA se destaca pelo seu compromisso com a saúde animal e pelo alto padrão de automação em todas as etapas da produção”, afirmou Garrote ao apresentar a infraestrutura avançada da unidade.
Genética, Sanidade, Manejo e Nutrição
O CEO da SSA Alimentos, Hugo Perillo, iniciou a visita ressaltando os pilares que sustentam a operação da empresa: genética, sanidade, manejo e nutrição. Ele apresentou as instalações onde é produzida a ração que alimenta os frangos e explicou as cinco fases de crescimento dos pintos, um processo de 45 dias no qual machos e fêmeas recebem alimentação diferenciada a partir dos 21 dias. A SSA adota práticas avançadas em nutrição e genética, resultando em uma produção mais eficiente, com menor consumo de água, ração e área. “Nossos frangos dobram de peso em apenas sete dias, o que demonstra a eficiência da nossa nutrição e manejo”, destacou Perillo.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A SSA Alimentos adota uma abordagem circular para a gestão de resíduos, reaproveitando vísceras, penas e bicos na produção de ração animal. Essa prática reduz o impacto ambiental e maximiza o aproveitamento de recursos. Em 2023, a empresa implementou um programa de logística reversa para tratar resíduos que não podem ser reutilizados internamente.
A sustentabilidade é um valor central para a empresa, que desenvolveu o projeto “Reviver Rio das Pedras”, focado na recuperação de nascentes e na educação ambiental, em parceria com escolas e universidades. A SSA também apoia a Fundação Pestalozzi em Itaberaí por meio do projeto “Reciclagem Amiga”.
Hugo Perillo compartilhou o histórico da empresa, fundada em 1973, e sua evolução ao longo das décadas, sempre com foco em fazer “o certo, bem feito e junto”, valores que definem o DNA da empresa. Ele também apresentou os investimentos em segurança e bem-estar dos colaboradores, com uma equipe multidisciplinar dedicada à prevenção em segurança do trabalho.
Gestão de Água, Resíduos e Emissões
Um dos destaques da visita foi a estação de tratamento de efluentes (ETE) da SSA, que exemplifica como a empresa gerencia o uso de água, resíduos e emissões, garantindo que tudo o que não vai ao mercado seja tratado de forma adequada, contribuindo para a circularidade na produção.
O chef carioca João Diamante, um dos convidados do evento, comparou o processo de reciclagem da SSA Alimentos ao aproveitamento integral de ingredientes em uma cozinha de restaurante. “É muito semelhante; assim como na gastronomia buscamos utilizar cada parte do alimento, na SSA tudo é aproveitado de forma eficiente e sustentável”, disse.
Milhão Alimentos
O sócio-fundador e CEO da Milhão Alimentos, Luciano Araújo Carneiro, destacou a importância de eventos como o Agro-Mill para evidenciar o potencial do agronegócio brasileiro. “O Brasil precisa se vender melhor, e temos orgulho de fazer parte desse movimento”, afirmou, enfatizando a presença do milho em uma ampla variedade de produtos do cotidiano, desde cereais matinais até cervejas.
Durante a visita à indústria de moagem de milho, os influenciadores puderam conhecer de perto os processos produtivos e esclarecer dúvidas sobre as práticas ambientais adotadas pela empresa.
O analista sênior do Pacto Global da ONU, Luiz Franco, questionou como a indústria se adapta às mudanças climáticas enquanto contribui para mitigá-las. A Milhão apresentou suas práticas de agricultura regenerativa, que incluem o plantio direto, uso de plantas de cobertura, produtos biológicos e compostagem orgânica.
Os influenciadores também visitaram o laboratório de análises de produtos e o centro de pesquisa e desenvolvimento, onde são realizados testes e estudos voltados para a melhoria da qualidade e inovação dos produtos.
Edwal Portilho, presidente-executivo da Adial, o Tchequinho, ressaltou a importância de promover uma compreensão sobre a competitividade de Goiás. “Uma força que impulsiona a economia do estado de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente, e que contribui para atender à crescente demanda mundial por alimentos”, concluiu.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi