Goiânia Empresas (GO) – Após se reunir com representantes do setor produtivo durante o dia, a Prefeitura de Goiânia resolveu liberar, a partir de hoje (22), a abertura do comércio não essencial e feiras livres durante os fins de semana. Os horários de funcionamento seguirão o padrão do decreto em vigor (veja abaixo). Outra reivindicação atendida foi o retorno de música ao vivo em bares e restaurantes.
Este era um pedido do setor produtivo, que solicitava abertura nos fins de semana, mas que não foi adotada quando o decreto foi publicado.
Estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes justificam a solicitação afirmando que o fluxo de público e demandas por serviços são maiores aos sábados e domingos, período considerado tradicionalmente de descanso da maioria dos goianos que busca lazer e serviços alimentícios.
De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Acieg), Rubens Fileti, a decisão da Prefeitura é resultado de uma retração nos números da pandemia, como a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, graças também a uma parceria do setor privado.
“Os empresários estão acompanhando de perto e ajudando no cumprimento dos protocolos, inclusive criando canais de denúncias de aglomerações. Todos estão mais intolerantes com este tipo de coisa, que eleva a contaminação”, afirmou. O novo decreto terá validade até a próxima quarta-feira (28).
Horários
O comércio funciona entre às 10h e 16h. Shoppings, galerias e centros comerciais, das 10 às 22h. Já o setor de serviços tem a permissão para operar entre às 12h e 20h. Salões de beleza e barbearias seguem atendendo de 12h até às 21h. Academias e distribuidoras funcionam das 06h às 22h.