Campo Grande Empresas (MS) – O volume de vendas no comércio de Mato Grosso do Sul acumula alta de 2,4% nos dois primeiros meses do ano, conforme pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em fevereiro, a alta foi de 1,9% em fevereiro na comparação com janeiro de 2021,
A Pesquisa Mensal do Comércio indica que é o segundo mês seguido de alta do comércio varejista de MS, depois da queda acentuada registrada em dezembro de 2020 (-6,6%).
No acumulado dos últimos 12 meses, que contempla 11 meses de pandemia, o resultado é positivo: alta de 4,2%. O resultado de fevereiro também superou em 0,7% o registrado no mesmo período de 2020 – ainda na pré-pandemia.
Em comparação com os demais estados brasileiros, o desempenho de MS foi o 8º melhor. Os destaques ficaram por conta de Amazonas (14,2%), Rondônia (11,5%) e Piauí (8,3%). Por outro lado, os piores resultados foram de Acre (-12,9%), Tocantins (-4,4%) e Distrito Federal (-2,1%).
Já no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas teve crescimento de 2,2% na passagem de janeiro para fevereiro, após ter registrado dois meses de queda.
Atividades
Cinco das oito atividades que integram o varejo registraram perdas em fevereiro de 2021 ante fevereiro de 2020. Na média global, o comércio varejista teve queda de 3,8%.
A perda foi puxada pelo setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que encolheu 4,6%. Os demais recuos ocorreram nos segmentos de combustíveis (-10,4%), tecidos e vestuário (-18,6%), livros e papelaria (-41,0%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-10,8%).
Houve avanços em móveis e eletrodomésticos (0,7%), artigos farmacêuticos (8,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%).