Natural de Anicuns (GO) e residente em Goiânia (GO) Katiane Francis Pereira Abrão, 47, participa pela primeira vez da Feira de Artesanato do Sesc Centro, no próximo dia 12 de abril, das 9h às 17h, nas dependências do Sesc, na Rua 19, equina com Rua 15, Centro, nesta Capital. Seus trabalhos já estiveram em outras exposições estaduais e nacionais, tais como, Salão do Turismo no Rio de Janeiro (RJ); Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce); Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte (MG); e em Goiânia, na Expo Fecomércio 2024; Artesanal Centro-Oeste, Feira de Artes de Goiás (Fargo); Casa Cor e Coletivo Mais Goiânia.
Katiane Francis está bem animada em participar da próxima edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro e sente-se honrada com a oportunidade.
“Empreender não é algo tão simples porque nem sempre o artesão, a artesã têm facilidade em comercializar suas peças, o que gera uma grande frustração. Poder contar com entidades que fazem essa ponte entre quem faz e quem compra é maravilhoso. Poder estar na feira do Sesc é para mim uma alegria imensa e também um motivo de honra. Sou muito grata ao Sesc por essa oportunidade. E a troca com outros artistas é muito enriquecedor. Estou contando os dias para estar na feira”.
A artesã é autodidata e recebeu influências maternas no aprendizado das artes manuais. Atualmente, sua principal técnica é o fiber emballage (embalagem de fibra – técnica em que uma fibra envolve e embala outras fibras). Seus materiais são o sisal ou barbante, os quais são usados como base, dando formas às peças com diversos tipos de linha, lá, corda náutica e outras fibras.
Ela lembra que desde a adolescência faz trabalhos manuais. “Minha mãe aprendia algum trabalho novo e me ensinava. Mas, em 2021 comecei a me dedicar e o fazer manual sempre foi uma paixão na minha vida. Minha mãe é aposentada, mas sempre encontrou no artesanato sua melhor forma de expressão. Ela é curiosa por natureza e sempre gostou dos trabalhos manuais”.
O artesanato sempre esteve presente na vida de mãe e filha, que além do prazer de criar as peças, o artesanato é também um complemento de renda para elas. Durante a gestação da sua filha, há 29 anos, Katiane lembra que “fez várias peças de decoração em ponto cruz para o enxoval da pequena. “Esse fazer manual sempre esteve presente em minha vida e sempre foi muito prazeroso. Mas tive que interromper, por conta da agenda e os novos caminhos pela vida”.
Quando seu outro filho estava para completar um ano, em 2018, Katiane retornou aos trabalhos manuais e conta que fez todo planejamento e execução da festa dele. “A paixão pelo artesanal só estava adormecida. A partir daí comecei um movimento de voltar criar com minha cabeça e mãos”, finaliza. Ela comercializa peças de sua autoria e de outros artesãos pela sua loja virtual no Instagram @ballaiohdecor.
Serviço: Feira de Artesanato e Arte Popular
Data: 12/4/25
Horário: das 9h às 17h
Local: Sesc Centro – Goiânia (GO)
Entrada gratuita
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi