No mundo, existem 500 milhões de surdos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, de acordo com estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda (divulgado em 2019). Para trazer ainda mais acessibilidade, o Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, passou a mapear entre colaboradores e lojistas pessoas com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, Libras.
O auxiliar de marketing do Grupo Mega Moda, José Orlando Guedes Gouveia, 23 anos, é um dos colaboradores que conhece a Libras e tem auxiliado pessoas com deficiência auditiva. “Me sinto muito feliz, útil, por poder utilizar a Libras no meu dia a dia. Me sinto aliado da causa, estou sempre falando e dando visibilidade onde eu passo. Amo estudar Libras e compartilhar o conhecimento que adquiri. Espero que mais pessoas se sintam tocadas e entendam o propósito do aprendizado dessa língua aqui no Brasil. Inclusão, acessibilidade, sempre será algo importante e necessário de falar”, destaca o colaborador, que foi personagem principal da homenagem que o Grupo Mega Moda fez aos deficientes auditivos no Dia do Surdo, comemorado em 27 de setembro.
O auxiliar de marketing do Grupo Mega Moda, José Orlando Guedes Gouveia, 23 anos, é um dos colaboradores que conhece as Libras e tem auxiliado pessoas com deficiência auditiva. “Me sinto muito feliz, útil, por poder utilizar as Libras no meu dia a dia. Me sinto aliado da causa, estou sempre falando e dando visibilidade onde eu passo. Amo estudar Libras e compartilhar o conhecimento que adquiri. Espero que mais pessoas se sintam tocadas e entendam o propósito do aprendizado dessa língua aqui no Brasil. Inclusão, acessibilidade, sempre será algo importante e necessário de falar”, destaca o colaborador, que foi personagem principal da homenagem que o Grupo Mega Moda fez aos portadores de deficiência auditiva no Dia do Surdo, comemorado em 27 de setembro.
Por causa da data e da ação realizada, o Mega Moda conseguiu mapear também colaboradores de marcas como Stilo Damian, Mangus Festas e Fashion Gyn, que também possuem vendedoras alfabetizadas em Libras.
De acordo com Lud-Leides Silva Santos, 34 anos, intérprete e gerente da Fashiongyn, o cliente deficiente auditivo fica emocionado ao perceber que a pessoa que está atendendo conversa a língua dele. “Temos duas clientes surdas, que se sentem incluídas e pertencentes à sociedade quando são compreendidas. Mas isso vale para todos que necessitam da Língua Brasileira de Sinais. Imagine ir para um país que você não domina o idioma e encontrar um tradutor para te ajudar, a sensação de ser entendido, respeitado e incluído é enorme. Para mim, é de grande importância poder proporcionar isso, não só aos meus clientes, mas à sociedade”, conta Lud-Leides, que aprendeu Libras na igreja e depois realizou um curso no Instituto Educacional Chaplin.
“Sabemos que ainda é baixo o número de pessoas com o conhecimento de Libras para auxiliar, mas é um primeiro passo e precisa ser valorizado. Essa ação nos mostrou um novo caminho para ampliar a acessibilidade e trazer mais inclusão”, afirma, Tassia Carvalho, Gerente de Marketing do Grupo Mega Moda.
Dados
Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos. A deficiência severa foi declarada por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão de pessoas têm grande dificuldade de ouvir. Em Goiás são 55.658 pessoas com dificuldades auditivas. Os dados são do estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda e foram divulgados pela Agência Brasil em outubro de 2019.
Sobre o Mega Moda
O Mega Moda Shopping, inaugurado em 2011, possui área construída de 34 mil m2, com mais de 1.300 lojas e um amplo estacionamento. O Mega Moda Park, com sua primeira etapa inaugurada em novembro de 2018, possui estacionamento para ônibus, Praça de Eventos, e, até sua conclusão, possuirá 66,5 mil m2 e contará com 700 lojas, vagas para 1.000 carros. O complexo também conta com o Mega Moda Hotel, o maior hotel de Goiânia com 270 apartamentos, o Mini Moda – espaço especializado em moda infanto-juvenil, o Clube de Costura e a Praça da Moda. O Mega Moda está localizado na região da 44, em Goiânia, polo de moda que mais cresce no país. Os produtos também podem ser comprados pelo site do Mega Moda.