Há 20 anos, o ambiente web era visto apenas como uma ferramenta de navegação, pesquisas e jogos. Entretanto, na última década, este mundo se ampliou em magnitudes impensadas. Hoje em dia, a interface digital se tornou o lugar de executar tarefas da vida pessoal e profissional, o que passou a exigir a procura por ferramentas que tragam segurança ao compartilhar dados.
A segurança digital é um importante segmento da TI dedicado, também, a bloquear as ameaças na internet. Por isso, quando precisar de otimizar a assinatura de documentos, declarar impostos e otimizar uma série de demandas burocráticas, a dica é investir em um Certificado Digital, uma identidade eletrônica feita para representar pessoas físicas ou jurídicas, que dispensa autenticação e facilita a verificação de pendências.
Com ela, é possível navegar por gadgets acessando sites, aplicativos e softwares digitais livre de riscos que muitas vezes são desconhecidos. Com este recurso de segurança, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física quanto jurídica (e-CPF ou e-CNPJ), tem um prazo, que varia de 12 a 60 meses. Por isso, é necessário se atentar a como identificar se o certificado digital expirou e o que fazer para efetivar sua renovação.
Segundo Emerson Castro, diretor de Negócios da Sempre Tecnologia, é necessário haver um prazo legal de funcionamento do certificado pela segurança, mas a evolução tecnológica é um fator determinante. “O ambiente corporativo está envolto de prováveis aprimoramentos tecnológicos, nossos dados variam ao longo do tempo e podem ficar desatualizados”, explica.
Graças a tantos acordos e à tecnologia em pleno avanço, os parâmetros de segurança são aprimorados para que sejam cada vez mais capazes de lidar contra ameaças. Dessa forma, o prazo de validade de um certificado digital garante que os padrões e normas do certificado sejam atualizados, conforme as regras impostas pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Com isso, as assinaturas de documentos eletrônicos, como contratos, propostas comerciais e relatórios financeiros se mantêm em execução segura.
Sobre a Sempre Tecnologia – Fundada em 2011, a Sempre Tecnologia é referência na implantação e suporte de sistemas para micro, pequenas e médias empresas. Credenciada pelo governo federal, a empresa emite certificado digital padrão ICP Brasil, com atendimento diferenciado e suporte técnico especializado.
Com matriz no SIA, em Brasília, e 28 filiais no DF, GO e TO, a companhia também atua com parceiros em certificado digital em todo o território nacional. Os sistemas desenvolvidos pela Sempre são voltados para distribuidores, atacadistas, pequenos varejos, além de prestadores de serviços, empresas que cobram mensalidades e MEI’s.