Goiânia Empresas (GO) – A Brasal Incorporações recebeu da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Selo de Sustentabilidade de Goiânia, categoria Ouro, pelo conjunto de ações promovidas na obra do Reserva dos Ipês, empreendimento em construção localizado no Setor Bueno. O Selo, que reconhece empresas que implementam sistemas de gestão ambiental e fomentam boas práticas socioambientais, certifica em quatro níveis, sendo o Ouro, o mais alto deles.
A certificação foi entregue no último sábado, 25/06, no Parque da Lagoa, pelas mãos do prefeito Rogério Cruz, ao lado do presidente da AMMA, Luan Alves, e juntamente com a diretora de gestão ambiental do órgão, Ana Paula Assis, que comentou sobre a importância do Selo.
“Em todas as suas classificações, a certificação é um incentivo às empresas para que elas busquem boas práticas ambientais e esverdeiem seus projetos. No caso das construtoras e incorporadoras, que tragam benefícios para a região onde estão implantando seus empreendimentos ou em outros pontos da cidade.”
Entre as ações que levaram à conquista do Selo, estão a implementação de sistema de captação de água pluvial, para reaproveitamento dentro do canteiro da obra; ação de coleta seletiva de resíduos, com a destinação correta de todo lixo gerado; plano de educação ambiental, com o apoio de uma engenheira ambiental que realiza o acompanhamento e a auditoria mensal da obra, promovendo ainda palestras educativas com orientação aos colaboradores e apoio financeiro a um abrigo de animais. E ainda a adoção da Praça do Ipê, que foi revitalizada numa parceria da Brasal com a Comurg, que executou a obra. O local recebeu novo piso, paisagismo, espelho d’água, irrigação, iluminação, parquinho infantil e academia a céu aberto.
Ao todo, 20 projetos podem ser inscritos para a certificação e somam pontos em 7 áreas temáticas: água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental, energia limpa, biodiversidade e socioambiental. A somatória dos pontos determina a categoria do selo: Verde, que reconhece boas práticas que somam 10 pontos, Bronze dado a ações que totalizam 20 pontos, Prata, 30 pontos, e o Ouro, para iniciativas que acumulam 40 pontos ou mais, explica o gerente de Educação, Políticas e Pesquisas Ambientais da AMMA, Pedro Baima.
“De acordo com a envergadura do projeto, aumentam os pontos. A Brasal tem mais de quatro projetos que somaram mais de 40 pontos, e por este motivo ela conquistou este Selo Ouro”, detalha.
Baima ressalta que este projeto tem essa função, de estimular as empresas a desenvolverem processos socioambientalmente sustentáveis e ainda educar a população a buscar empresas que ofereçam boas práticas na hora de escolher um serviço ou produto. “É importante para toda a sociedade que essas empresas participem de ações assim porque a construção da cidade é coletiva. A empresa que ganha este selo vai para uma lista no site da Prefeitura. Queremos oferecer esse market place, para o cidadão que quer contratar um serviço, verificar se esta empresa tem licença ambiental, qual a atividade que ela está licenciada, se ela tem selo de sustentabilidade e quais projetos ela desenvolve que beneficiam a sociedade”, detalha, lembrando que a certificação do selo dura o período o licenciamento ambiental e pode ser renovado.
Sarah Stefan Rabelo, gerente de obras da Brasal Incorporações, que recebeu a certificação juntamente com o engenheiro gestor da obra Reserva dos Ipês, Gustavo Dias, destacou que a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável estão entre os compromissos da Brasal Incorporações, que se mantém atualizada em relação às melhores práticas nessa área. “Estamos pensando muito em meio ambiente. Sempre desenvolvemos ações internas, mas estas ações se conectam com a cidade, com a sociedade e o Selo é um reconhecimento a essas práticas”, pontua, ressaltando que as iniciativas certificadas não são isoladas, mas ações que estão acontecendo também em outras obras da incorporadora.
A diretora da AMMA, Ana Paula Assis, finalizou destacando que o Selo dissemina a responsabilidade que cada um tem sobre as questões ambientais.
“É algo que é para todos e que converge com a definição do que é meio ambiente, um local que serve para todos e depende de todos para sua existência. O selo de sustentabilidade conclama a todos a pensar, como a minha atividade por mais impactante que ela seja, também pode ser de alguma forma compensada quando eu adoto condutas ambientais e de boas práticas”, concluiu.