De acordo com uma pesquisa global realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), em 2022, seis em cada dez pessoas no Brasil responderam afirmativamente à pergunta “Você quer ter seu próprio negócio?”, em comparação com quatro em cada dez em 2021. Esse número representa mais de 50 milhões de brasileiros que desejam empreender nos próximos três anos, cerca de 53% da população que ainda não deu esse passo.
CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito acredita que os brasileiros possuem um talento nato para empreender.
“O Brasil tem uma população com perfil empreendedor, o que não é comum em todos os países. Isso dá ao país o poder de dinamizar a economia e impulsionar seu desenvolvimento”, afirma a empresária. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar ou como manter seu negócio.
O estudo do Sebrae e da Anegepe revelou que mais de 80% das pessoas têm a motivação de se sustentar e enfrentar a escassez de empregos. É interessante observar que houve uma pequena queda no empreendedorismo por necessidade, que está em 47,3% – 1,6 ponto percentual a menos do que em 2021. Isso indica que cada vez mais as pessoas estão enxergando o “abrir o próprio negócio” como uma alternativa viável ao trabalho de carteira assinada, o que é um forte fator cultural no Brasil.
O Brasil está em 2º lugar no ranking de potenciais empreendedores, de acordo com a pesquisa. Esses números mostram que o país possui uma grande quantidade de pessoas com vontade de empreender, mas que enfrentam desafios e falta de coragem para dar o primeiro passo. Atualmente, aproximadamente 42 milhões de brasileiros já possuem seu próprio negócio ou estão em processo de abertura. Portanto, Janine separou algumas dicas para quem quer começar a empreender.
Confira:
Identifique oportunidades: analise as demandas do mercado e pense em como sua ideia pode supri-las; Se planeje: elabore um plano de negócios que englobe aspectos como público-alvo, produtos ou serviços oferecidos, estratégias de marketing e finanças; Aprenda sempre: invista em cursos, workshops e eventos relacionados ao empreendedorismo para adquirir conhecimentos essenciais e estar atualizado sobre as melhores práticas; Construa uma rede de contatos: estabeleça parcerias, participe de grupos e aproveite as oportunidades de networking; Enfrente os desafios: esteja preparado para enfrentar obstáculos ao longo do caminho e aprenda a ser resiliente. |
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.