Microempreendedores individuais (MEIs) têm à disposição um novo pacote de serviços digitais lançado pela Caixa Econômica Federal na última terça-feira (30/07). O objetivo é promover a inclusão digital e reduzir custos para esses pequenos empresários, incentivando a geração de empregos e o crescimento econômico.
O pacote digital da Caixa inclui a linha de crédito GiroCaixa Fácil, que pode oferecer até R$ 10 mil, dependendo da análise do banco. O crédito possui um prazo de até 24 meses e uma taxa de juro de 4,01% ao mês. No entanto, Edson Cândido Pinto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Goiás (Sescon-GO), alerta que, apesar das vantagens, é fundamental ter precaução. “O GiroCaixa Fácil é uma excelente oportunidade para obter crédito facilitado, especialmente para MEIs com dívidas. Ele pode contribuir para a sustentabilidade e crescimento dos negócios e fortalecer a economia. Contudo, é essencial gerenciar bem a dívida para evitar problemas financeiros futuros,” destaca Pinto. Ele aconselha buscar a ajuda de um profissional contábil e manter um registro detalhado das finanças para garantir uma gestão saudável do crédito.
Mais vantagens
Outra possibilidade disponível no pacote é a de transformar o celular em uma maquininha de cartões, usando o aplicativo Azulzinha. Essa ferramenta elimina a necessidade de aluguel de máquinas e aceita diversas formas de pagamento, incluindo por aproximação. “Com essa tecnologia, microempreendedores podem realizar transações de qualquer lugar, e ainda contam com a vantagem de reduzir custos operacionais, e também amplia a capacidade de realizar vendas e melhorar a conveniência para os clientes”, pontua o presidente do Sescon-Goiás.
O pacote da Caixa também oferece um seguro de proteção para acidentes pessoais, disponível para microempreendedores com idade entre 18 e 80 anos. Este seguro cobre morte acidental, internação, invalidez por acidente, incapacidade temporária por acidente ou doença, além de oferecer assistências variadas, como reparo de equipamentos, telemedicina, e suporte em boas práticas ambientais para o negócio, bem como assistência para casa, carro e motos, e suporte funerário para o segurado e sua família.
Como aderir
A adesão aos serviços e produtos pode ser feita de maneira simples por meio do aplicativo Caixa Tem, sem a necessidade de upload de documentos adicionais. O cliente apenas precisa ter o CNPJ e o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) da empresa para acessar as ofertas.
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi