Um dos destinos turísticos mais amados pelos goianos, Aruanã conta agora com sua primeira estação coletiva de carregamento de carros elétricos. A iniciativa é da YellotMob, empresa pioneira no segmento no Centro-Oeste, que segue com o projeto de ampliar a mobilidade elétrica nas rotas turísticas do Brasil, proporcionando mais comodidade ao usuário de veículos híbridos ou 100% movidos à energia elétrica. Em junho, a empresa inaugurou o primeiro ponto de Pirenópolis em parceria com a prefeitura da cidade e o restaurante Chico de Sá. Em Goiânia e região metropolitana são cerca de 30 estações implantadas pela start-up goiana.
A localização do novo ponto, no bairro Marupiara, foi estrategicamente pensada para proporcionar uma viagem tranquila, sem intercorrências, facilitando o planejamento de quem tem carro elétrico e não abre mão de visitar o rio Araguaia. “Fazer viagens ainda é um receio de muita gente que tem ou gostaria de adquirir um veículo elétrico. Estamos trabalhando para que a infraestrutura de carregamento não seja um empecilho, mas, pelo contrário, seja um estímulo a uma sociedade aberta à mobilidade elétrica, um setor necessário e em crescimento exponencial”, avalia o diretor executivo da YellotMob Pedro Bouhid.
A solução de recarga instalada em Aruanã é compatível com a maioria dos modelos de carros elétricos disponíveis no mercado brasileiro e aceitam adaptadores para os tipos diferentes. Em uma recarga completa, as estruturas proporcionam autonomia média de 300 a 500 quilômetros dependendo do veículo. “Enquanto descansa e aproveita o lazer das águas calmas do Rio Araguaia, é possível deixar o carro recarregando e acompanhar o nível de carga pelo aplicativo YellotMob. A possibilidade desse planejamento é muito importante e temos priorizado isso no nosso projeto de ampliação da mobilidade elétrica”, pontua.
Em ascensão
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), triplicou o número de carros deste tipo em circulação no País nos últimos três anos. Nos cinco primeiros meses de 2022 havia 142 modelos de veículos leves eletrificados à venda no Brasil. Em 2023, no mesmo período, o leque de ofertas foi expandido para 216 modelos. A ABVE aponta ainda que Goiás é o 7º estado do País com maior venda de carros leves eletrificados entre janeiro e maio de 2023, com 1.351 unidades.
Com isso, Pedro Bouhid vê neste o momento ideal para o crescimento da oferta de abastecimento, o que inclui locais públicos, espaços corporativos, grandes centros comerciais como shoppings e supermercados, além de pontos turísticos estratégicos. “Vai ser cada vez mais comum encontrar estações de carregamento em vários locais do estado. A YellotMob vem sendo visionária nesse aspecto, na medida em que, em cerca de um ano, foi a responsável por mais de 30 novos pontos em Goiás, por meio de parcerias importantes com o setor privado e público, como a CELGPAR. Estamos com planos e parcerias para muito mais até o fim do ano”, celebra o diretor.
Sobre a YellotMob
Pioneira no Centro-Oeste, a YellotMob é uma startup goiana voltada a soluções de mobilidade elétrica. Originada a partir da Yellot, empresa do segmento de energia solar no mercado desde 2016, ela chega para atender uma área em crescimento. À medida que a venda de veículos elétricos aumenta, há a necessidade de infraestrutura necessária para receber essa nova demanda. E a YellotMob atua diretamente neste segmento, criando tecnologia, redes e conexões que ampliam as rotas de veículos elétricos e que proporcionam para esse mercado a infraestrutura necessária para expansão da mobilidade elétrica e melhor experiência do cliente.