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Home Negócios

Cinturão da Moda busca estimular comércio e emprego na Região da 44

Goiás tem consolidado no setor da moda outra forte vocação econômica do Estado

STG News Redação por STG News Redação
11 de fevereiro de 2022
em Negócios
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Cinturão da Moda busca estimular comércio e emprego na Região da 44

(Foto: AER44/Divulgação)

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Goiânia Empresas (GO) – Gerar mais de 100 mil postos de trabalho fomentando o setor de confecção em 30 municípios goianos. Esse é o principal objetivo do Programa Cinturão da Moda, lançado no último dia 9/02 (quarta-feira) em Goiânia, na Região da 44, maior polo de confecção e distribuição de moda do Centro-Oeste e o segundo do Brasil. Goiás, conhecida por sua forte presença no agronegócio, tem consolidado no setor da moda outra forte vocação econômica do Estado.

Ao longo dos últimos dois anos, a diretoria da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), por meio do projeto de Interiorização da Moda, realizou uma série de encontros e audiências com prefeitos e vereadores de vários munícipios goianos no sentido buscar áreas e condições para implantação de novos polos de confecção. O resultado desse trabalho foi programa lançado no último dia 9 pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Serviços (SIC), e em parceria com o Sebrae, Senai, prefeituras e a AER44. O lançamento foi realizado no estacionamento externo do Mega Moda Shopping e contou com a presença do governador do estado Ronaldo Caiado, empreendedores, prefeitos do interior e várias outras autoridades públicas.

Com o início da pandemia em 2020, muitas confecções e lojas do setor modista tiveram que reduzir suas atividades e até fechar suas portas. Com isso, vários lojistas foram obrigados a demitir seus fornecedores na área de produção, em sua maioria costureiras autônomas. Após a volta das atividades no final do mesmo ano, pela falta de mão de obra, os microempresários tiveram uma perda na quantidade de vendas pela falta de mercadoria.

A partir deste cenário, foi elaborado pela Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, em parceria com a AER44, o programa Cinturão da Moda. O projeto tem como objetivo fortalecer as confecções no interior de Goiás, formando mais mão de obra e gerando mais emprego e renda nessas cidades,  o que impactará positivamente  nas venda da Região da 44, em Goiânia. Ao todo são cerca de 30 municípios goianos de pequeno porte que participaram do programa, entre eles, Cristianópolis, Bela Vista, Acreúna, e Ipameri.

Competitividade

“Estamos muito contentes com o lançamento desse projeto. Com o ‘Cinturão da Moda’ as peças de roupas tenderão a baixar de preço e assim as costureiras terão mais demandas e nossos lojistas poderão vender mais. E assim, a Região da 44 voltará a ter a atratividade em seus preços, além da qualidade e variedade”, explica Chrystiano Camara, presidente executivo da AER44.

Segundo o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o projeto se iniciará nas cidades que apresentarem maior necessidade, e após isso as regiões receberão a ajuda numa 2ª etapa do Programa. Com a ação é esperado que mais de mil novos postos de trabalho sejam criados, sendo que somente na Região da 44 cerca de 100 mil empregos poderão ser gerados.  

“Para mim, o setor [de confecção e moda] é o primeiro lugar na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania. Sou entusiasta e vejo como o grande mote da retomada no Estado”, destacou o governador Ronaldo Caiado, durante o evento de lançamento que reuniu 42 prefeitos e representantes de mais de 100 municípios.

Em sua primeira etapa, o Cinturão da Moda funcionará como um piloto no municípios goianos de Acreúna, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis e Ipameri, mas ampliará o raio de atuação. “É um projeto factível, que vai captar mão de obra em 30 cidades que estão a 150 quilômetros de Goiânia”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna.

Maior polo atacadista do país

 A Região da 44 em Goiânia é o maior polo de confecção e moda do Centro-Oeste e o segundo maior do País. Ao todo são mais de 120 empreendimentos entre shoppings, pequenas galerias e hotéis. Com mais 16 mil pontos de venda, ou mais de 21 mil se contarmos as 6.500 bancas da Feira Hippie, a 44 gera mais de 160 mil empregos diretos na região metropolitana da capital, entre lojistas, vendedores, funcionários de pequenas e médias confecções, trabalhadores de hotéis e shoppings na região. O polo de moda movimenta ainda uma dinâmica cadeia produtiva da moda que envolve mais de 20 municípios goianos.

Tags: Avenida 44Cinturão da ModaGoiânia Empresas
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