Com uma programação rica e diversa, o Sesc Goiás traz diversos profissionais de literatura para compor a programação do 3º Circuito Literário, que acontecerá de 9 a 13 de setembro nas unidades do Sesc Centro, Universitário, Campinas, Centro Educacional Sesc Cidadania e nas Avenidas Goiás, esquina com Anhanguera e 24 de outubro. A abertura oficial do Circuito Literário será no dia 9 de setembro, às 19h, no Teatro Sesc Centro e contará com uma homenagem ao escritor Luiz de Aquino e a abertura da exposição “Luiz de Aquino – 80 anos”, que estará aberta ao público para visitação na sala de exposições do Sesc Centro.
Além da mostra sobre o autor homenageado, a programação do Circuito Literário contém ações como contação de histórias, sarau, performance literária, debates, feira de livros e intervenções artísticas no cruzamento das principais avenidas do Centro de Goiânia e no Setor Campinas. Também haverá ações em escolas da rede pública de educação. Nomes como Fabrício Carpinejar, Ryane Leão, Sérgio Vaz, Alexandre Coimbra, Natália Timerman, Socorro Acioli, Viviane Mosé e Tati Bernardi estão na programação. Toda as atrações são gratuitas e abertas ao público, mas para a entrada em algumas atividades é necessário retirar ingressos antecipados pelo Sympla. Saiba mais aqui.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac e vice-presidente do Sistema Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, o Circuito Literário é uma coroação do que o Sesc tem ofertado diariamente em todo o Estado, com as atividades que refletem a relevância da literatura.
“Nós sabemos que boas leituras fazem de nós seres humanos maiores e melhores e, estamos com essa programação especial que coloca profissionais e o público leitor em um espaço de debate para conversar e trocar conhecimento e experiências”, afirma.
Para o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o Circuito vem com uma programação totalmente gratuita para que o público possa prestigiar profissionais e debates de alto nível sobre temas relevantes dentro da literatura. “estamos orgulhosos em proporcionar a terceira edição deste projeto maravilhoso que homenageia um grande escritor goiano. Convido a todos a estarem conosco”, frisa.
A Feira de Livros acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro no Sesc Centro, das 17h às 21h, com espaço para leitura, venda de livros, artigos de papelaria artesanal, jogos de tabuleiro e muito mais. E no sábado, dia 13 de setembro, a feira será realizada no hall de entrada do auditório do Sesc Cidadania, das 14h às 21h. O evento contará com a presença dos seguintes expositores: Bacon Arcano, Brincateliê, Goiás tem História, Livraria Tekoá, Mandrake Comic Shop, Mãos de Minerva, Negalilu Editora, Palavrear e TC Objetos com Arte.
O escritor homenageado da edição
Em 2025, o Circuito Literário homenageia o escritor Luiz de Aquino, que é professor, jornalista, escritor de poemas, contos e crônicas. Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Goiana de Letras (AGL) e do Sindicato de Escritores do Rio de Janeiro.
Luiz de Aquino Alves Neto é natural de Caldas Novas (GO). Tornou-se professor em 1968, lecionando no Colégio Estadual Dom Abel, no Lyceu de Goiânia e no Instituto Presbiteriano de Educação. Em 1970, foi o primeiro professor de Educação Moral e Cívica em Goiás. A partir de 1973, intensificou sua produção jornalística, com artigos e crônicas em jornais como O Popular, Folha de Goiás e Cinco de Março. Estreou na literatura em 1978, com o livro “O Cerco e Outros Casos’.
Na década de 1980, publicou livros como “Sinais da Madrugada” (1983) e “De Mãos Dadas com a Lua’ (1984). Também lançou obras como “Canto de Amar” (1986), “Menina dos Olhos” (1987) e “Isso de Nós’ (1990). Alguns de seus poemas foram musicados por artistas como Gilberto Correia e Amauri Garcia.
Foi eleito para a Academia Goiana de Letras em outubro de 1996, tomando posse em fevereiro de 1997. No mesmo ano, participou de um encontro internacional de escritores em Israel. Nos anos 1990, sua produção alcançou o público internacional. Seus poemas foram publicados em Portugal, e sua página pessoal integra o portal de poesia da Unesco.
Lançou “Deu no Jornal” (2000) e “Meus Poemas do Século XX” (2001). Em 2003, participou da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, comemorando 25 anos de carreira com o lançamento do livro Sarau. Atuou ainda na cooperação do Memorial José J. Veiga, no Sesc Goiás (2007), e participou de diversos eventos acadêmicos e literários pelo país.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi